quarta-feira, 18 de junho de 2014

2000 PASSOS POR MAIS SAÚDE

Pesquisadores do Hospital Geral Leicester, no Reino Unido, conseguiram precisar em 2.000 passos diários, o que dá em média uma caminhada em ritmo moderado de cerca de 20 minutos, ou cerca de 1,5 km,  ao longo de 12 meses, como o necessário para reduzir os riscos de sofrer um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC) em 10%.A pesquisa foi publicada pelo jornal científico Lancet.
Foram analisados dados de 9.306 adultos de 40 diferentes países. Para o acompanhamento foi empregado um processo batizado de Navigator, um programa de perda de peso e de exercícios com 150 minutos semanais. Os envolvidos utilizaram um pedômetro por 12 meses, avaliando seus 730 mil passos anuais. A pesquisa ponderou os fatores de risco que tinham potenciais para influenciar os resultados, tais como o histórico pessoal de saúde, com possíveis problemas cardíacos, e suas dietas.
O resultado mostra que mesmo sem grandes sacrifícios é possível alcançar ótimos benefícios apenas com ações cotidianas, como estacionar um pouco mais distante do destino e dar uma caminhada, ou utilizar as escadas, passear com o cachorro ou fazer pequenas compras como ir à padaria, por exemplo.
O estudo apresentado em dezembro passado foi realizado entre janeiro de 2002 e janeiro de 2004 e envolveu pessoas com doença cardiovascular com 50 anos de idade ou menos. E, ainda, no caso dos que ultrapassaram os 55 anos, um fator de risco adicional. Um ponto comum entre eles foi a tolerância à glicose diminuída.
Há tempos que a Organização Mundial da Saúde já recomenda que se dê dez mil passos diários, para manter uma vida saudável. Com esse total haveria a redução de 34% dos riscos cardiovasculares e de 58% para o desenvolvimento de diabetes.
De acordo com os responsáveis pelo estudo, o papel cardioprotetor da atividade física diária decorre da melhora da absorção das gorduras, além da diminuição do cálcio na artéria coronária, que pode levar a uma hipercalcemia, que é elevada concentração de cálcio no no sangue.
Esse estudo vem reforçar nossa permanente cruzada pela prevenção de saúde. Seja com melhores hábitos alimentares, com acompanhamento médico regular, evitando vícios como álcool e fumo, entre outros, ou praticando atividades físicas.
O sedentarismo, está comprovado, é um péssimo aliado e leva a problemas que comprometem a saúde. Alguns visíveis, como a obesidade, mas muitos silenciosos e de difícil percepção sem o olhar clínico, como o diabetes ou a hipertensão.
Portanto, vamos nos mexer. Se uma pequena caminhada já ajuda, o que dizer se transformá-la num hábito real e diário?
Bom fim de semana !


- See more at: http://jblog.jb.com.br/asuasaude/#sthash.ZunjaE9V.dpuf