sábado, 11 de julho de 2015

Acorde! Você pode estar vivendo dentro da ‘Matrix’

Acorde! Você pode estar vivendo dentro da ‘Matrix’





Compartilhe com o mundo:
A maioria das pessoas no assim chamado mundo ‘civilizado’ está familiariza com o filme Matrix, no qual o personagem ‘Neo’ descobre que aquilo que ele pensava ser realidade, na verdade não passava de uma simulação.  A “real realidade” era algo muito diferente.
A possibilidade estarmos vivendo num mundo de alguma forma similar ao mostrado no filme, embora pareça improvável, sempre me intrigou, pois qualquer ‘cabeça pensante’, com um QI um pouco maior do que o de uma samambaia de plástico, pode sentir que há algo terrivelmente errado na forma com que nosso mundo opera.  São tantas as disparidades, desigualdades e absurdidades, que nada mais nos choca.  Estamos simplesmente ‘dessensibilizados’ a todas essas aberrações.
Recentemente, encontrei no site humansarefree.com um artigo enumerando 20 fatos que podem indicar que uma pessoa esteja vivendo dentro da “Matrix“, mesmo se não for exatamente como mostrado no famoso filme.
Assim, como uma das funções do blog OtiMundo, além de publicar notícias positivas, é também a de mostrar opções para melhorar nosso mundo e consequentemente nossas vidas, tomei a liberdade de publicar aqui estes vinte indicadores, adaptando-os para a realidade brasileira.  Talvez eles sirvam para abrir os nossos olhos quanto ao equilíbrio que devemos ter em nossas vidas.  Talvez esta relação possa servir como um alerta para não cairmos na armadilha de nos tornarmos cada vez mais ‘material de consumo’ de um sistema cuja finalidade não é a de proporcionar uma vida real à população do mundo, mas sim a de explorá-la ao máximo.
Você pode estar vivendo dentro de algo como mostrado no filme Matrix se:
1. Você despende a maior parte do seu tempo dedicado ao pagamento de suas contas (aluguel, casa, etc.), ao invés de aproveitar a vida.
2. Você espera ansiosamente pelo final de semana.
3. Você julga o seu sucesso e/ou o de outras pessoas pelo carro que dirige(m), a região da cidade em que mora(m), ou o tamanho de sua(s) casa(s).
4. Você acha normal que as pessoas sejam recompensadas por saquear a Terra, enquanto aqueles que tentam salvá-la sejam ridicularizados.
5. Você não gosta do seu trabalho, mas pensa que o dinheiro irá compensar por estar trabalhando numa carreira que detesta, ou que não possui paixão por ela.
6. Você acha que ao tomar medicamentos seus males serão curados.
7. Você acha que uma pessoa que está focada em comer alimentos saudáveis ou orgânicos é estranha, enquanto o ato de comer alimentos altamente processados e desprovidos de nutrientes é normal.
8. Você acha que o ato de comprar algo o fará feliz.
9. Você assiste as notícias na TV e acha que tudo ali é verdade.
10. Você está mais focado no seu time de futebol favorito, do que preocupado com o mundo natural e o meio-ambiente, dos quais você depende para sobreviver.
11. Você acredita que o crescimento e desenvolvimento econômicos é uma boa coisa e que a globalização cria empregos.
12. Você se conforma com o status quo e nunca questiona o porquê das coisas serem feitas de uma determinada forma.
13. Você acha que o congestionamento de trânsito, a poluição e a sobrecarga sensorial são partes normais do dia-a-dia.
14. Você acha que há uma diferença entre partidos políticos e que eles irão trabalhar por mudanças reais.
15. Você receia que, mais cedo ou mais tarde, será assaltado e possivelmente morto por um bandido.
16. Você acha que comer alimentos geneticamente modificados, e frutas e vegetais pulverizados com pesticidas não faz mal.
17. Você acha que a mídia corporativa é independente e imparcial.
18. Você acha que a constante distração proporcionada pela imprensa, tal com esportes, fatos triviais e fofoca de celebridades, é notícia.
19. Você não desgruda de seu smartphone, mesmo quando está se reunindo com familiares ou amigos, e precisa acessar constantemente o Facebook.
20. Você espera na fila para o lançamento do mais recente lançamento tecnológico, ou desejaria ter dinheiro para ser um dos primeiros a comprá-lo.
Se os indicadores acima refletem o seu modo de viver, talvez esteja na hora de reconsiderar sua abordagem para com a vida, pois você pode estar vivendo num tipo de Matrix.  Nunca é tarde para acordar!n3m3