quinta-feira, 6 de março de 2014

Duplas de alimentos poderosas para a saúde


Alguns alimentos quando combinados oferecem benefícios ainda maiores ao organismo
Algumas duplas já têm fama reconhecida e oferecem tantos benefícios que mal podem ser dissociadas, como o tradicional arroz com feijão e o clássico iogurte com aveia. A nutricionista funcional Cristina Trovó revela outras três combinações promissoras de alimentos e motivos prá lá de nutritivos para investir no seu consumo.

Quais alimentos combinar?
Brócolis com Alho
O alho é um alimento organosulfurado com ação antioxidante ,antifúngica e anticarcinogênico, que favorece a diminuição do colesterol total e do LDL (mau colesterol). Além disso, contribui para diminuir a pressão arterial e ainda age estimulando o sistema imune. O brócolis também auxilia na detoxificação e tem ação anti-inflamatória, protegendo contra os radicais livres. A parceria fica imbatível não só pelo sabor como pelo poder no fortalecimento de todo o sistema imunológico e excretor do organismo.
Dica: Use uma xícara de brócolis picadinho no vapor e adicione um dente de alho no final da preparação.
Banana Prata assada com Canela
A combinação da banana com a canela traz benefícios para a saúde (Thinkstock)
A banana tem inúmeros benefícios. Além de ser uma excelente fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, ela é rica em nutrientes, o principal deles o potássio. A canela é umalimento antioxidante com propriedades anti-inflamatórias.
Seu consumo estimula a produção de insulina que ajuda no controle da glicose sanguínea. É benéfica para o controle do diabetes, contribui para redução do colesterol LDL (ruim) e dos triglicérides. Quando consumidas juntas, a canela atua como um antídoto do açúcar contigo em forma de frutose na banana tornando o alimento equilibrado, além de altamente nutritivo e recomendando para a manutenção do metabolismo.
Dica: Descasque as bananas e corte-as longitudinalmente. Disponha as fatias numa forma e salpique com canela a gosto. Coloque em forno pré-aquecido por 10 minutos e retire após 15 minutos. Sirva quente.
Açaí com Banana
O açaí contém elevado valor nutricional. É rico em proteínas, vitamina B1, C, E, ferro, fósforo, potássio e cálcio. Apesar do alto teor de gorduras, elas são em grande parte mono e poli-insaturadas, as ditas gorduras benéficas que ajudam na diminuição do colesterol ruim e na melhora do bom que cumprem um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio. Além disso, o açaí destaca-se pelo elevado teor de fito químicos, como as antocianinas, que são importantes antioxidantes e pela quantidade de fibras que favorecem o bom funcionamento do trânsito intestinal.
A banana é uma fruta de sabor bastante doce, sendo a melhor opção para adoçar o açaí de forma natural. Ela também é fonte de vitamina B6, cuja principal função é garantir um bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, bem como a produção das células vermelhas do sangue. A combinação é uma opção interessante, principalmente, para os praticantes de atividades físicas, pois funciona como excelente repositora tanto de energia quanto de nutrientes.

Dica: Liquidifique a polpa do açaí com uma banana média. Acrescente água para consumir na forma de suco.


saúde e bem estar