quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Os benefícios do azeite




Um dos alimentos chave da dieta mediterrânea é o azeite de oliva. Amplamente consumido nesta região do globo, especificamente na Itália, o azeite tem papel essencial no estilo de vida saudável destes indivíduos. Que tal conhecer alguns benefícios deste óleo?
Aumenta a produção de colesterol bom (HDL)
O consumo regular e equilibrado de azeite de oliva é relacionado a um aumento significativo dos níveis de colesterol HDL no nosso sangue. Este tipo de colesterol ajuda a controlar a produção de colesterol ruim, protegendo nosso sistema cardiovascular.
Ação antioxidante
Os radicais livres são responsáveis por lesionar células e tecidos do nosso corpo, influenciando em processos de envelhecimento precoce e também no desenvolvimento de alguns tipos de câncer. O azeite tem ação antioxidante e combate estes reagentes, protegendo o organismo de seus efeitos. Sua característica antioxidante também favorece a redução de formação de placas ateromatosas, que prejudicariam o fluxo sanguíneo nas artérias do corpo.
Reduz os níveis de colesterol no sangue
O azeite é rico em um tipo de gordura chamada monoinsaturada, que representa 77% da composição deste alimento, percentual encontrado somente neste tipo de óleo. As gorduras monoinsaturadas são responsáveis por captar o excesso de colesterol ruim circulante no sangue, favorecendo a saúde do sistema cardiovascular.
Facilita o trânsito intestinal
Muitos profissionais da área da saúde recomendam o consumo de azeite para favorecer o trânsito intestinal, acelerando os processos de esvaziamento gástrico e movimentação do bolo fecal. Esta característica é interessante para indivíduos que lidam com hemorroidas e outros desconfortos na região.
Use azeite extravirgem: mais puro e menos ácido
Agora que você sabe porque o consumo de azeite é importante para a sua saúde, é preciso aprender a escolher o melhor tipo de azeite para ser adquirido na sua próxima visita ao supermercado. A versão extravirgem deste óleo, apesar de ser a mais cara, é a mais recomendada por profissionais da área da saúde, já que ela é considerada pura e não conta com a adição de nenhum outro tipo de óleo para completar a mistura. Além disto o azeite extravirgem tem menor teor de acidez (aproximadamente 1%) e sabor mais agradável.
Você já faz uso de azeite em sua rotina alimentar diária? Tem costume de comprar o azeite extravirgem? Conte para nós um pouco de suas experiências com este produto!

MATÉRIA MENTE NOVA.