segunda-feira, 23 de maio de 2011

APRENDA A COZINHAR COM ECONOMIA



Enquanto dados da pesquisa do IBGE feita em 2004 mostram que aproximadamente 13,9 milhões de brasileiros passaram fome durante o ano, 64% de tudo o que é plantado no Brasil vai parar no lixo. Esses números mostram como é importante aproveitar os alimentos em sua totalidade, para não haver desperdício.
Em 2010 o CicloVivo mostrou o trabalho realizado pela ONG Prato Cheio que arrecada alimentos que estão em boas condições, mas que seriam indevidamente descartados, e leva a instituições de caridade. Além disso, a ação realizada em São Paulo, oferece um trabalho educacional em que são ensinadas maneiras diferentes de aproveitar os alimentos sem qualquer desperdício.
Partes dos alimentos que aparentemente não têm valor, ganham importância nas receitas feitas a partir do reaproveitamento de alimentos. Isso inclui o uso das cascas e talos, por exemplo.
A receita a seguir foi criada e disponibilizada ao CicloVivo pela ONG Prato Cheio e inclui justamente o aproveitamento de todas as partes dos alimentos para cozinhar um arroz festivo.
Os ingredientes necessários são:
- 2 xícaras de arroz branco;
- Casca de 1 pepino (100g);
- Casca de 3 batatas doce (100g);
- Casca de 3 bananas d’água (100g);
- 50g de queijo parmesão;
- 1 cebola média;
- 4 colheres de sopa de talo de salsinha;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- 4 xícaras de água;
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Lave o arroz e reserve. Higienize e corte em tirinhas a casca do pepino e da banana e coloque de molho em água com limão. Leve para ferver as cascas de batata doce e reserve. Em uma panela refogue ½ cebola em 2 colheres de óleo, acrescente o arroz e refogue por mais 3 minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar. Em outra panela refogue ½ cebola em 01 colher de sopa de óleo. Acrescente a casca da banana e do pepino e deixe no fogo por 5 minutos. Junte a casca da batata doce e o talo de salsa, refogue e apague o fogo. Após o arroz pronto, misture as cascas e metade do queijo. Coloque em um recipiente refratário, polvilhe com o restante do queijo e leve para gratinar.

Redação CicloVivo