quarta-feira, 22 de maio de 2013

EDUCAÇÃO E VIVÊNCIAS




Há pessoas que defendem a idéia de nivelar as condições de higiene de todos os seres em todos os quadrantes da Terra.
Todavia, vale considerar que, nem todos estão em condições de limpar e conservar limpa a sua casa, seja ela física ou a mental.
O que queremos dizer é que nenhuma modificação de vulto poderemos esperar nos cenários da vida física, antes que surjam profundas alterações no mundo moral dos homens, e isso é uma questão de educação.
Se colocarmos alguém deseducado para viver num palácio, logo este será convertido num pardieiro.
Levemos alguém sem educação para conviver num jardim e este será, em breve tempo, transformado num campo arruinado.
Entreguemos a alguém deseducado a guarda de crianças inexperientes e é possível que, dentro em pouco, deparemos com delinqüentes diversos, pelos exemplos degradantes com os quais convivem.
Coloquemos detritos nas mãos de uma pessoa deseducada e veremos como serão espalhados, provocando enfermidades e outras moléstias.
Por outro lado, se algum indivíduo assinalado por feliz educação for constrangido a habitar um casebre, com certeza o transformará em ambiente limpo e agradável, ainda que pobre.
Perceberemos, desde logo, que naquela choupana humilde habita alguém higiênico. Veremos as latas velhas convertidas em vasos de flores, a roupa limpa estendida no varal singelo, a claridade do sol a inundar os cômodos pequenos e bem arejados.
A pessoa educada que possua um pequeno terreno árido e sem vida, em pouco tempo o converterá em pomar excelente.
E se colocarmos dejetos em mãos bem educadas, estes logo serão transformados em adubo útil a fomentar colheitas abundantes.
Por fim concluiremos que se o indivíduo é educado, haverá harmonia ao seu redor e a recíproca é verdadeira.
De nada vale buscarmos higienizar nosso planeta sem antes higienizar as mentes dos seus habitantes com a verdadeira educação, que é o conjunto dos hábitos adquiridos.
Desse modo, não nos esqueçamos jamais de que a melhoria da casa guarda relação direta com a melhoria moral do seu habitante.
* * *
Para que conheçamos a intimidade das criaturas, basta que observemos seus reflexos exteriores.
Se a pessoa está em paz, espalha uma aura de paz ao seu redor.
Se está com a mente atribulada, reflete nos gestos as inquietações da intimidade.
Se ainda não conquistou os verdadeiros valores morais, anda a braços com a indignidade, apesar dos esforços empreendidos para que seja uma pessoa de bem.
Assim, "Cada criatura traz na fronte, mas principalmente nos atos, o cunho da sua grandeza ou da sua inferioridade."


Livro: Educação e Vivências cap. I 
Adaptado pela Equipe de 
Redação do Momento Espírita

PEÇA ESPÍRITA

“Ave Cristo” - Peça espírita - no Teatro América:
Export Event
Quinta-feira, 04 Abril 2013,  7:00
Até Quarta-feira, 01 Maio 2013

AVE CRISTO! OS QUE VÃO VIVER PARA SEMPRE

TE GLORIFICAM E  TE SAÚDAM


 

Agora no teatro você vai ver o que só era possível assistir nos cinemas! “Ave Cristo”, o espetáculo teatral que conduzirá você ao 3º século do Cristianismo, demonstrando o exemplo com que os primeiros cristãos se entregaram ao serviço de Jesus, sustentados por uma fé inquebrantável. Em lances comoventes, a peça apresenta a história de duas almas ligadas por várias existências, na qual sentiremos o quanto foi capaz o amor realizar em suas manifestações de solidariedade, pelo bem das criaturas humanas.

A montagem é baseada no romance “Ave Cristo”, psicografado por Chico Xavier, pelo espírito Emmanuel, publicado pela FEB – Av. Passos, 28. O título foi extraído da saudação gravada nos estandartes que empunhavam, no mundo espiritual, as almas dos mártires do Cristianismo, após os sacrifícios nos circos romanos: “Ave, Cristo! Os que vão viver para sempre te glorificam e saúdam”, ao contrário da saudação dos gladiadores ao entrarem nas arenas: “Ave César! Os que vão morrer te saúdam e glorificam”.

Todos esses fatos passados na Roma antiga serão encenados com figurino de época, com projeção de cenário virtual da cidade de Roma, das residências, inclusive do circo onde os Cristãos eram sacificados. Vocês vão se emocionar!

Diante de tudo isso, você não pode deixar de assistir “Ave Cristo”, no Teatro América: Rua Campos Salles, 118 – Tijuca, próximo ao metrô Afonso Pena, todos sábados e domingos do mês de abril, sempre às 19 horas. Parte da renda será destinada ao no Lar Anália Franco, Av. Mal. Rondon, 875 no Rocha, tel 2281-1000, e ao Abrigo Teresa de Jesus, rua Ibituruna, 53, na Tijuca, instituições de amparo a criança, onde os ingressos estão à venda, antecipadamente, e também no Quiosque de Livros Espíritas do Metrô da Carioca (dentro da estação), tel: 2247-7837. Mais informações: 3137-4261.

A peça  é dirigida por Caíque Assunção, que interpreta Taciano. Participo do elenco no papel do Imperador Severo Sétimo, ao lado de Antonio Matos, Márcia Santos, Lia Evangelista, Cenir Lima, Andressa Nunes, Geovani Lima, Arnaldo Cavalcanti, Cléo Assunção, Flávio Couto, J. Varela, e outros atores da Cia Teatral Mensageiros.

 

 

 

Gerson Simões Monteiro

Vice-Presidente da FUNTARSO

BENEFÍCIOS DA AVEIA



Você tem o hábito de comer a aveia? Se a resposta for negativa, você vai repensá-la depois de conhecer os diversos benefícios do cereal para a nossa saúde. Durante muito tempo, a Avena sativafoi vista como vilã, por contribuir para o ganho de peso. Porém, estudos realizados nas últimas décadas desmistificaram o consumo da aveia. Além de conter nutrientes essenciais para o nosso organismo, ela também é rica em fibras do tipo solúvel e substâncias antioxidantes. Por isso, o cereal integral pode prevenir doenças, combater a obesidade e acabar com a prisão de ventre.
Aveia emagrece e protege o organismo
Nutrientes da Aveia
Os nutrientes encontrados na aveia são os principais responsáveis por esses efeitos positivos. Ela é rica em ferro, zinco, carboidratos,vitaminas  e proteínas. As substâncias antioxidantes não são categorizadas como nutrientes, mas também compõem a aveia. Os flavonoides protegem o corpo contra o câncer, têm função vasodilatadora e combate os radicais livres. Dessa forma, quem come aveia com regularidade incorpora diversos nutrientes e ainda melhora as funções do organismo.
O Segredo das Beta-glucanas
A aveia tem alto teor de beta-glucanas, ou fibra solúveis. Em nosso organismo, elas se juntam com a água, formando um quelante natural. Assim, elas se “colam” às substâncias tóxicas, como moléculas de gordura ou açúcar, e as transportam para fora do corpo ao final do processo de digestão. Assim, essas fibras auxiliam na redução do colesterol e da glicemia, além de contribuírem para a perda de peso.
Como Comer a Aveia
Outra ótima notícia é o fato da aveia ser naturalmente integral. Durante seu processamento, quase nada é retirado e, assim, o cereal mantém quase todos os seus princípios ativos intactos. Para aproveitar todos os benefícios mencionados acima, os especialistas recomendas a ingestão de até 3 colheres (sopa) do cereal ao longo do dia. A aveia pode ser usada no preparo de sucos, vitaminas, bolos, pães e outras receitas. O importante é consumi-la sempre.