quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A LEITURA DO EVANGELHO ESPÍRITA NO LAR




Porque onde estiverem reunidos em meu nome, lá estarei presente.”
Jesus. (MATEUS, 18:20)


O QUE É?

O Culto do Evangelho no Lar é o estudo do Evangelho de Jesus em reunião familiar.

É uma prática cristã que a Doutrina Espírita recomenda como recurso poderoso contra a obsessão, possuindo grande alcance na limpeza espiritual do lar.

Traz diversos benefícios às pessoas que o praticam, pois permite ampla compreensão dos ensinamentos de Jesus, levando ao esclarecimento e à aceitação de tê-los como roteiro seguro para nossas vidas.

Ajuda-nos a superar as dificuldades no lar e fora dele, acendendo-nos a luz da compreensão, da caridade e da paciência. Modifica o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, afastando das nossas mentes as criações inferiores, agentes da enfermidade e os desequilíbrios. É um canal de comunicação com Jesus e sintonia com os bons espíritos.

Quando o culto do Evangelho no Lar é praticado fielmente à data e ao horário semanal estabelecidos, atrai-se para o convívio doméstico os Espíritos Superiores, que orientam e amparam, estimulam e protegem a todos.

A presença de espíritos iluminados no lar afasta aqueles de índole inferior, que desejam a desunião e a discórdia. O ambiente torna-se posto avançado da Luz, onde almas dedicadas ao bem estarão sempre presentes, quer encarnadas, quer desencarnadas.

As pessoas habituadas à oração, ao estudo e à vivência cristã, tornam-se mais sensíveis às inspirações dos bons espíritos.

COMO É REALIZADO?

O Evangelho no Lar é antes de tudo uma reunião de espíritos reencarnados no mesmo ambiente, buscando através da prece, da elevação de pensamentos e do diálogo fraterno, o amparo e o auxílio do Mais Alto para seus problemas e necessidades. Não deve ser solene ou ritualístico, com palavras e movimentos decorados.

- Escolher pelo menos um dia da semana e horário para reunião com a família – a pontualidade e a assiduidade são importantes para o bom contato com o Plano Espiritual.

- Escolher um aposento silencioso e agradável da casa, de preferência a sala de jantar, e que esteja com os aparelhos eletro-eletrônicos desligados.

- Colocar uma jarra ou qualquer outro recipiente com água sobre a mesa, para fluidificação. Também podem ser utilizados copos em número correspondente aos integrantes da reunião.

- Realizar uma prece de abertura da reunião. Pode ser uma prece pronta ou uma prece espontânea, o importante é o sentimento de fé e a confiança na Proteção Divina.

- Fazer a leitura, em voz audível, de um trecho de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” e/ou de uma mensagem de outra obra básica ou complementar da Doutrina Espírita, ou ainda da Bíblia, de preferência o Novo Testamento. O Evangelho poderá ser aberto ao acaso ou ser estudado sequencialmente.

- Podem ser feitos comentários e reflexões sobre os textos lidos, de forma simples e sem fugir do tema, sem críticas ou julgamentos às pessoas presentes à reunião - o clima deve ser sempre de respeito e harmonia.

- Realizar uma prece de encerramento, agradecendo as lições recebidas e rogando a Jesus paz, harmonia, saúde e proteção para os membros da reunião, bem como os parentes, amigos etc. Desejando, rogar também pelos doentes, desamparados e infelizes da Terra. Por último, pedir a bênção Divina para os familiares desencarnados, sem temor - a lembrança da prece alegra e pacifica os que partiram.

- Servir a água fluidificada aos presentes.

IMPORTANTE:

- O ideal é que todos da família participem, inclusive as crianças, mas, não sendo possível, não se deve forçar ninguém.

- A duração deve ser de 30 minutos até 1 (uma) hora, mais ou menos; cada família deverá encontrar o seu tempo ideal.

- É desaconselhável qualquer manifestação mediúnica durante a reunião. A sua finalidade básica é o estudo do Evangelho de Jesus, para o aprendizado Cristão. Os casos de mediunidade indisciplinada devem ser encaminhados a uma sociedade espírita idônea.

- O Evangelho no Lar não deve ser suspenso em virtude de festas ou visitas.

* * *

Sugestões de leitura para o Evangelho no Lar (livros):

- Caminho Verdade e Vida (Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia Chico Xavier)
- Palavras de Vida Eterna (Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia Chico Xavier)
- Pão Nosso (Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia Chico Xavier)
- Vinha de Luz (Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia Chico Xavier)
- Fonte Viva (Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia Chico Xavier)
- Jesus no Lar (Pelo Espírito Néio Lúcio – Psicografia Chico Xavier)
- Alvorada Cristã (Pelo Espírito Néio Lúcio – Psicografia Chico Xavier)
- Sinal Verde (Pelo Espírito André luiz – Psicografia Chico Xavier)
- Agenda Cristã (Pelo Espírito André Luiz – Psicografia Chico Xavier)
- Luz no Lar (Por Espíritos diversos – Psicografia Chico Xavier)

* * *

Organizemos o nosso agrupamento doméstico do Evangelho. O Lar é o coração do organismo social. Em casa, começa nossa missão no mundo Entre as paredes do templo familiar, preparamo-nos para a vida com todos. Seremos, lá fora, no grande campo da experiência pública, o prosseguimento daquilo que já somos na intimidade de nós mesmos. Fujamos à frustração espiritual e busquemos no relicário doméstico o sublime cultivo dos nossos ideais com Jesus.”

(P
elo Espírito Scheilla - Da obra: Luz no Lar - Francisco Cândido Xavier)

POR: ESPÍRITA NA NET  

Fibras do coco melhoram a digestão e reduzem colesterol


Consumo diário acelera a liberação de toxinas, equilibrando a flora intestinal.
Muitos alimentos são reconhecidos pela sua grande quantidade defibras, como frutas, pão integral e farelo de trigo. Mas, um alimento rico nesse tipo de nutriente muitas vezes passa despercebido por quem está em busca de uma dieta mais saudável. O coco é basicamente composto de água, gordura e fibras. 

Quando comparadas a de outros alimentos, as fibras do coco são superiores em quantidade e qualidade. Cerca de 70% dos carboidratos do coco encontram-se nas fibras, que não são digeríveis, bom para quem quer ou precisa adotar uma dieta de baixas calorias. O consumo adequado de fibras facilita o trânsito intestinal e a eliminação de resíduos e suas toxinas. Por isso, o consumo de coco deixa mais fácil controlar a multiplicação de bactérias e fungos prejudiciais à saúde. 
Fibras
A atuação das fibras no organismo ajuda a reduzir colesterol e riscos de doença cardíaca, controla pressão alta e combate diabetes e doenças intestinais, como câncer de cólon e síndrome do cólon irritável. 


Mas os benefícios do consumo de fibras de coco não param por aí. Pesquisas sugerem que elas podem tratar obesidade, hemorroidas, proteger contra apendicites, diverticulites, hérnia de hiato, cálculo de vesícula, colite, hipoglicemia, câncer de mama e ovário, candidíase, depressão e irritabilidade. 
Para quem não sabe, as fibras do coco agem como saudável alimento para a flora intestinal. Adote-as em sua dieta. Indico o uso diário de uma ou duas colheres (de sobremesa) ao dia. Você pode misturar com bebidas, sopas, cereais quentes, sorvete etc. Estudo recente, que acrescentou oito a nove gramas de fibras ao consumo médio, apontou redução de 21% de risco de ataque cardíaco. Para esse plus, basta substituir pão branco por pão integral ou cereal em grãos

Medicina Ortomolecular e Nutrologia