quarta-feira, 24 de agosto de 2011

RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ALTERNATIVOS


(Matérias-primas de origem natural)

SAIBA COMO FAZER

SABÃO LÍQUIDO

· ½ kg de sabão de coco ou glicerina (sugiro sabão de coco sem gordura animal ou melhor somente de babaçu)(glicerina quando clima frio endurece facilmente);

  • suco de dois limões (o chamada "limão tahiti" não é limão, é lima, melhor o próprio);
  • 04 colheres de sopa de amoníaco (de farmácia);
  • 06 litros d’água.

Dissolver os pedaços de sabão picados ou ralados em um litro d’água fervente. Adicionar 05 litros d’água fria junto com o suco de limão e com o amoníaco. Guardar em garrafas.

DESINFETANTE

· 05 litros d’água;

  • 750 gramas de sabão de coco (sugiro babaçu);
  • 50 gramas de sal amoníaco (ou meio copo de amoníaco líquido ou um copo médio de hidróxido de amônio);

Ralar o coco e dissolver num pouco d’água. Quando esfriar, juntar o resto d’água e o amoníaco. Guardar em garrafas (o líquido e o sal de amoníaco são encontrados em supermercados, farmácias ou lojas especializadas).

DESINFETANTE PARA BANHEIRO

· 01 litro de álcool;

  • 04 litros d’água;
  • 01 sabão caseiro;
  • folhas de eucalipto ou extrato que tem em farmácias (para ter o extrato das folhas, deixá-las de molho por dois dias em álcool para então utilizar esta mistura).

Ferver um litro d’água com o sabão ralado até dissolver. Após esfriar, juntar os 03 litros com a essência de eucalipto. Depois engarrafar.

AMACIANTE DE ROUPAS (algumas pessoas têm utilizado somente a glicerina, a água e uma essência de perfume natural. Eliminam o sabonete e o leite de rosa)

· 05 litros d’água;

  • 04 colheres de glicerina (tem em farmácias);
  • 01 sabonete ralado (quanto mais perfumado mais fixará nas roupas);
  • 02 colheres de sopa de leite rosas.

Ferver 01 litro d’água com o sabonete ralado até dissolver, acrescentar mais 04 litros d’água fria, as 04 colheres de glicerina e as duas de leite de rosas, mexer bem até misturar e após engarrafar.

Fontes: ALGA/Caxias do Sul

Novas receitas de sabão coletadas em São José dos Ausentes em maio de 2002.

SABÃO FRIO

05 kg de sebo derretido;

01 kg de soda cáustica;

01 kg de farinha de milho ou de trigo;

½ kg de breu bem moído

Modo de fazer

Derreter o sebo e misturar o breu com a farinha já desmanchada na água (primeiro diluir a farinha em um pouco d’água e após juntar mais 16 litros de água). Colocar nesta mistura a soda cáustica. Mexer bem até começar a endurecer bem. Deixar esfriar para depois cortar em barras.

Opcional – colocar 04 pedrinhas de anil para dar cor.

SABÃO DONA ONDINA – "SÃO JOSÉ DAS NASCENTES"

Sabão cru de álcool

05 kg de sebo derretido;

04 litros de álcool;

02 litros d’água; e

01 kg de soda cáustica.

Modo de fazer.

Derreter o sebo e deixar "amornar". Dissolver a soda nos dois litros d’água em um balde. Em uma caixa colocar o sebo e o álcool e mexer bem. Em seguida despejar a água com a soda na caixa e mexer levemente para não espumar. No momento que começar a secar ao redor da caixa parar de mexer. Leva mais ou menos uns 15 minutos. Cortar quente.

Receita de sabão recebida de Luiz Felippe C. Melo

Formula de Sabão
- 4 litros de água (temperatura ambiente a morna - não quente)
- 1 Kg de soda cáustica
- 4 litros de álcool
- 4 Kg e/ou litros de gordura*
(se quiser pode juntar com a água alguma essência ou fazer um chá forte, tipo alecrim, e usar como água, mas aviso, o cheiro não dura muito tempo)

Colocar os ingredientes na ordem citada. (cuidado com o vapor que sobe na hora que coloca a soda).
Ir colocando sem muita "frescura", só mexer depois que todos os ingredientes estiverem no recipiente, é importante respeitar a ordem e a continuidade, deixe todos os ingredientes à mão.

*A gordura: na receita original, são 4 kg de banha de porco. Eu faço assim, conforme faço frituras, vou coando e guardando as sobras, como faço muito pouco, junto menos de um litro no período, daí complemento
com a banha. A banha deve estar aquecida, não demais, somente até que se torne líquida. Pode ser também somente com óleo.

Recipientes:
Fazer essa mistura em um baldão de plástico, NÃO pode ser alúmínio!
Usar para mexer um pau longo.
Depois despejar numa bacia preferencialmente retangular, baixa e larga, tbem de plástico.

Ponto:
Depois de misturar todos os ingredientes, ir mexendo, mexendo, mexendo... se cansar dá pra alguém mexer também, não pode parar. Chega um momento em que ao levantar o pau do balde começa a se formar um fio, daí
chegou no ponto. Esse tempo varia de acordo com a gordura, temperatura, marca da soda... poder ser de 10 min até meia hora (+ -).

Deixar na forma (bacia) de 12 à 24 horas, não deixe mais que isso porque fica difícil tirar. vire a bacia em uma superfície lisa e corte com uma faca grande os pedaços de sabão.

Rendimento:
Essa receita para mim, custa + - R$25,00, e tenho sabão por + - 7 meses. Econômico, não!?
E uso, conforme falei no outro e-mail, para roupa, louça e limpeza da casa. Tenho usado inclusive na lava-louças e até agora não estragou a máquina, conforme diz o manual que deve-se usar somente aquele sabão
especial e caro, só que tem que usar bem pouco (1/2 colher de sopa do sabão ralado) senão faz muita espuma. E, também começei a usar na lava-roupa. É muito bom!

Armazenamento:
Deixar no inicio numa caixa de papel, para secar. Depois, quando começa a cristalizar ao redor dele (+ - 1 mês) colocar em sacolas de plástico para não secar demais.