sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

20 DICAS CONTRA DISPERDÍCIO DE ALIMENTOS



As estatísticas de desperdício no mundo mostram números absurdos de alimentos que são jogados fora. Nos estados unidos, as famílias chegam a desperdiçar 600 dólares somente com as frutas desperdiçadas. No Brasil a situação é semelhante e, segundo dados do Insituto Akatu, aproximadamente um terço de tudo o que é comprado vai direto para o lixo.
Uma das melhores formas de usar o alimento em sua totalidade é pensar em diferentes maneiras de aproveitá-lo.
Legumes
- Não misture as extremidades aparadas de cebola, cenoura, aipo ou pimentas. Armazene-as no congelador, e depois de ter uma boa quantidade guardada, adicione-as em uma panela grande com alguns copos de água e faça um caldo de legumes caseiro. Esta é também uma grande utilidade para núcleos de repolho e espigas de milho.
- Se você tiver que dividir parte de uma cebola ou pimenta para uma receita, não perca o resto. Desmonte-a e armazene no freezer para a próxima vez que você precisar.
- Restos de vegetais podem ser transformados em sopa no dia seguinte. Coloque os vegetais em um liquidificador, junto com o caldo ou água suficiente para misturar e cozinhe.
- Folhas de aipo geralmente são jogadas fora. Mas há muito sabor nestes alimentos. Corte-os e adicione a um bolo de carne, sopas, ou ensopados.
- Muitas abobrinhas? Faça bolo de abobrinha, pães ou muffins. Se você não quer comer o pão agora, asse-o e congele. Depois descongele quando sentir vontade.
Frutas
- Faça smoothies de frutas antes que estraguem. Bananas e melões são grandes candidatos a esta ideia.
- A geléia é outra opção, fácil de fazer, e que pode ser mantida por até um ano se você processar os frascos em um banho de água quente. Se você não fizer a parte do processamento, a geléia pode ser mantida na geladeira por um mês, o que é muito mais do que as frutas teriam durado.
- Desidratar as frutas e armazená-las no congelador ou em recipientes hermeticamente fechados é outra sugestão eficiente que prolonga a vida útil destes alimentosw.
- Faça uma grande salada de frutas ou "frutas no espeto" para os seus filhos. Por alguma razão, eles parecem comer mais fruta se elas se apresentam em formas "extravagantes".
- Faça uma torta de fruta. Monte e asse-a agora, ou deixe-a crua e armazene no congelador para uma sobremesa rápida.
Pães, grãos e massas
- Faça croutons, torradas ou farinha de rosca com os pães velhos.
- Congele o pão restante. Desta forma, você sempre terá pão ou croutons à mão quando precisar, ao invés de usar o pão fresco.
- Os pães também podem ser usados em sopas. Ao serem dissolvidos eles ajudam a engrossar caldo.
- Quando o assunto é massas, elas também podem ser aproveitadas em sua totalidade. Os pequenos pedaços quebrados de massa, que normalmente sobram no fundo das embalagens podem ser misturados com arroz ou legumes, para fazer um prato simples e rápido.
- Os restos de aveia podem não ser suficientes para uma refeição, mas são ótimos complementos para um iogurte.
Não desperdice uma gota
- Se sobrou café na garrafa, congele-o em formas de gelo. Use os cubinhos para fazer café gelado ou resfriar um café que está muito quente, sem diluí-lo. Você pode fazer o mesmo com sobras de chá.
- Resto de vinho pode ser usado para dar sabor a alguns alimentos.
- Não jogue fora restos de suco. Adicione-o a molhos para salada.
- Para não perder as frutas, faça um suco concentrado e coloque no freezer em uma forma. Quando sentir sede basta misturar três ou quatro cubinhos a água, adoçar e beber.
- Para aproveitar o resto de mel que ficou no fundo do frasco, adi
cione um pouco de limão espremido e agite. O suco de limão vai soltar o mel, e você tem um complemento perfeito para uma xícara de chá. Com informações e imagem do Care2.




cozinhe as cascas de legumes cascas de ovos pó do cafe . deixe ficar ate esfriar, passe numa peneira molhe as plantas com esse sumo. vitamina pura para as plantinhas para ficar bem verdinhas.