quarta-feira, 27 de março de 2013

AVALIE SEU EQUILÍBRIO


Todo mundo passa por isso alguma vez. Você fica tonto, ou o pé prende em um tapete solto, ou não vê aquele buraco. De repente, você está no chão, machucado e desconcertado. À medida que se envelhece, cair passa a ser mais do que apenas um episódio passageiro. Em vez disso, torna-se um risco à saúde e à independência. Para avaliar seu equilíbrio, você só precisa de um cronômetro ou de alguém com um relógio.

Com sapatos sem saltos ou descalço, fique de pé, de frente para uma bancada ou para o encosto de uma cadeira – para você se segurar caso perca o equilíbrio. Se estiver enfraquecido, tiver osteoporose ou problemas de equilíbrio, fique de pé em frente a uma cama e tenha alguém por perto para o caso de cair.

Quando estiver pronto, cruze os braços, feche os olhos e, ao mesmo tempo, levante uma perna, dobrando-a, com o joelho em ângulo reto, o máximo que puder. Ao levantar a perna, dispare o cronômetro ou peça ao parceiro para observar o ponteiro dos segundos. Pare de marcar o tempo assim que descruzar os braços ou tiver de colocar o pé no chão. Você pode tentar fazer isso diversas vezes se quiser. Então, faça uma pausa e repita com a outra perna. Aqui está a contagem média por grupo:

* 20–49 anos: 26 segundos
* 50–59 anos: 21 segundos
* 60–69 anos: 10 segundos
* 70–79 anos: 4 segundos
* 80 anos ou mais: a maioria não consegue manter o pé fora do chão mais do que 1 ou 2 segundos.

Se o seu tempo é menor do que a média relativa à sua idade, converse com o médico no caso de quaisquer problemas de saúde ou medicamentos estarem afetando o seu equilíbrio.

Adaptado de Guia de Saúde e Longevidade – Seleções do Reader’s Digest