quinta-feira, 12 de julho de 2012

AS CORES E OS AMBIENTES


AS CORES E OS AMBIENTES

A cromoterapia é utilizada para o tratamento pessoal ou ambiental através das cores. Divide-se em cromologia, que é o estudo das cores, e cromo-energética, que é a aplicação da cor. Normalmente é baseada na aplicação das sete cores do espectro solar ou arco-íris, que são constituídas de três cores quentes: vermelho, laranja e amarelo; uma cor temperada, o verde, e três cores frias, o azul turquesa, o azul índigo e o violeta.
Como características básicas de cada cor podemos dizer:
VERMELHO: Além de quentíssima, estimula a euforia e representa a exalação de adrenalina. Não é recomendada para pessoas excitadas ou em estado de intensa fragilidade. Muito utilizada em ambientes excitantes e prazerosos, principalmente onde haja música, dança e entretenimento. Não deve ser usada em escritórios e quartos.
LARANJA: Representa a intelectualidade. É a cor da sabedoria e da criatividade. Muito usada em áreas de lazer, salas de jantar e circulações, por trazer bem-estar físico e ser relaxante. Não deve ser utilizada em quartos ou áreas de tensão.
AMARELO: Age de maneira excitante em pessoas nervosas. Representa a cor da teimosia e é recomendada para ajudar as pessoas a memorizarem melhor. Muito utilizada em ambientes antidepressivos. O amarelo forte não é recomendado para escritórios, quartos e áreas de trabalho. Nestes locais deve-se usar o palha ou creme.
VERDE: É a mistura do azul com o amarelo, mas não possui as qualidades destas duas cores. É uma cor temperada e muito utilizada para aliviar dores; daí ser utilizada em abundância nos hospitais. Podemos usá-la em pinturas externas de casas, quintais, salas cirúrgicas e locais onde haja a necessidade de uma reposição energética, como o teto dos banheiros. Em outros locais, como salas de estar ou de atividades profissionais, poderia trazer morbidez.
AZUL TURQUESA: Cor anestésica e apaziguadora para a superexcitação sexual. Pode ser uma cor muito fria, fazendo com que as pessoas durmam muito e comam excessivamente, tornando-se obesas. É uma cor refrescante, podendo ser utilizada em cozinhas, quartos de pessoas tensas e escritórios. Não deve ser utilizada em atividades de lazer.
AZUL ÍNDIGO: Equilibra as vibrações vitais do corpo físico e mental. Muito utilizada em ambientes de pessoas idosas, recém nascidas e extremamente fragilizadas. Seria de bom uso nos quartos, escritórios e salas de tratamento para pessoas tensas.
VIOLETA: Estabelece efeito calmante geral, principalmente nas afecções psíquicas. Realça a individualidade, a paz e o silêncio. Opera transformações. Deve ser utilizada em áreas festivas e interiores grandiosos e suntuosos.