sábado, 25 de junho de 2011

DIETA ALIMENTAR PARA OS DIABÉTICOS




Diabetes é uma alteração do funcionamento do metabolismo de carboidratos (açúcares), proteínas e gorduras, que ocorre em conseqüência à diminuição da função ou da quantidade de insulina no organismo. A insulina é um hormônio fabricado pelo pâncreas, um órgão que fica dentro do abdômen, abaixo do estomago.
Mesmo assim, A dieta para pessoas que tenham diabetes é fácil, não precisa ser sem sabor nem sem tempero, ela deve ser feita sempre, mesmo quando se está tomando insulina. Nada justifica não fazê-la e ela é fundamental no tratamento de qualquer pessoa com diabete.
Conheça como deve ser feita a dieta alimentar para diabéticos.Lembrando que é fundamental que a dieta seja seguida todos os dias, mesmo nas férias e finais de semanas.
- Coma pouca quantidade por vez e várias vezes por dia, tente manter um intervalo de 3 a 4 horas entre cada refeição.Não coma muito numa refeição, ficando depois várias horas sem comer.
- A pessoa com diabete principalmente se estiver usando insulina ,deve ter os horários de refeições o mais fixos possíveis, tentando não variar os tipos e quantidades de alimentos nos vários dias, por exemplo:
O almoço de hoje, deve ser o mais parecido possível com o de ontem e o de amanhã, etc.
Se for atrasar uma refeição principal (almoço ou jantar) coma alguma coisa mais leve, enquanto espera.
Se você não fizer isso, pode ter uma hipoglicemia. (queda dos níveis de glicose sanguineo).
- Pode-se comer qualquer tipo de fruta, não deve comer mais de uma fruta de cada vez, por isso deve-se evitar sucos de frutas concentrados (um copo de suco de laranja por exemplo contém 3 a 4 laranjas, e daí sua taxa de glicemia subirá muito, portanto não é bom tomá – lo).
- Os cereais ( arroz, feijão e mesmo massas) podem ser comidos em quantidade moderada, e devem ser sempre acompanhadas de verduras e legumes.Cereais integrais (arroz e trigo integral) são melhores, porém cereais refinados também podem ser consumidos.
- Pães e bolos salgados também podem ser consumidos, em pequenas quantidades.
- Evite gorduras! Principalmente se você estiver com excesso de peso ou tiver alterações de colesterol e triglicérides. Evite gorduras de origem animal. Queijos gordos (amarelos) devem ser evitados, é melhor comer queijo branco ou ricota e prestar atenção para não exagerar na quantidade.
- Use sempre margarina do tipo light ao invés de manteiga.
- Cozinhe e tempere alimentos com óleos vegetais ( milho, soja, girasol ou azeite.
- Prefira Carnes branca ( peixe e aves) às vermelhas, antes de preparar as aves retire a pele, para não aumentar o teor de colesterol do alimento.
Por Malanny Serejo /Fonte: walterminicucci.com.br

BLOG: TODA PERFEITA - Malanny Serejo