sábado, 2 de agosto de 2014

Como acabar com o mau cheio da esponja de cozinha

As donas de casa estão sempre preocupadas com o bem-estar da família, por isso buscam alternativas para tornar o lar mais limpo e arrumado para todos, além de mais higiênico. Muitas vezes, pequenas coisas nos incomodam profundamente em uma casa, como uma esponja fedorenta na cozinha. Parece bobagem, mas o cheiro vai exalando em tomando conta dos ambientes, especialmente quando a cozinha e sala são juntas, no estilo americano.

Veja algumas dicas para acabar com esse problema:

A esponja é uma das principais aliadas da dona de casa na cozinha, pois é ela que usamos para limpar as louças e também, muitas vezes, a pia. O fato é que ela vai absorvendo as bactérias a cada limpeza e depois de algum tempo acaba desenvolvendo um odor desagradável.
Existe uma receita muito simples, prática e barata para limpar a sua esponja e prevenir que ela adquira um cheio ruim. Para isso você vai precisar de vinagre branco. Começamos limpando bem a esponja, retirando qualquer resíduo de alimentos que possa ter ficado grudado nela. Depois, devemos mergulhar a esponja em uma tigela com vinagre branco, deixando-a submersa por 10 minutos.
Após, retire a esponja do vinagre e enxágue bem com água corrente para retirar o cheiro. Em seguida, coloque a esponja dentro da água de lavar louça no ciclo normal. Este processo tende a esterilizar a esponja, acabando com 99% das bactérias. Mas caso você não tenha uma máquina de lavar louças, não se preocupe, basta você usar um pouco de água fervida e sabão para fazer essa higienização da esponja.
O ideal é que você faça essa limpeza e esterilização na sua esponja de cozinha uma vez por semana, assim você previne que ela tenha acúmulo de bactérias e também que produza um odor ruim contaminando a casa. Não se esqueça também que a sua esponja tem vida útil, portanto, tenha o cuidado de trocá-la sempre que notar que ela já está ficando esfarelada ou muito fina.
Uma solução simples para fazer no dia a dia é largar um pouco de água fervida sobre a sua esponja sempre ao terminar de lavar a louça, assim você já vai mantendo-a limpinha diariamente, mas mesmo assim é bom fazer a higienização profunda com vinagre e sabão a cada semana. Não custa nada e pode fazer uma grande diferença.


Por Íngrid de Castro