sábado, 24 de maio de 2014

PRIMEIRO HOSPITAL TOTALMENTE GRATUITO (COM APOIO DE EMPRESÁRIOS ESPÍRITAS)


Curitiba terá primeiro hospital de alta complexidade 100% gratuito do país

Hospital utilizará alta tecnologia no tratamento de doenças

Uma iniciativa inédita no país será lançada nessa quinta-feira (11/04), em Curitiba. Trata-se do projeto do Hospital Espírita Dr. Bezerra de Menezes, um centro de medicina de alta complexidade, especializado na utilização de tecnologia avançada e de alto custo para o tratamento de doenças, que serão oferecidas gratuitamente à população.
O hospital será construído no terreno que abrigava o antigo Hospital São Carlos, no Guabirotuba. A iniciativa conta com o apoio de empresários ligados à causa espírita e que investiram cerca de R$ 40 milhões na aquisição do imóvel.

O hospital tem como principal característica a realização de cirurgias avançadas e minimamente invasivas, com uso de tecnologias como a robótica. Contará também com um centro de imagens avançadas para a realização de exames complexos como o PET Scan.
Prevê também um centro de radioterapia por prótons, com ênfase para o tratamento de câncer infantil.
“O uso da radioterapia por prótons no tratamento do câncer é inovador e menos agressivo que os tratamentos atuais, como a radioterapia convencional. O diferencial do tratamento consiste na modulação da radiação por prótons e delimitação da área da lesão a ser tratada, com menos efeitos colaterais para o paciente”, explica o medico responsável pelo projeto, Nelson de Souza.
Tratamentos com uso de radiação por prótons ainda são pouco oferecidos em todo o mundo. Nos Estados Unidos, existem apenas seis centros em funcionamento e outros nove em construção. No Brasil, o Hospital Espirita Dr. Bezerra de Menezes será o primeiro a oferecer esse tipo de tecnologia.
GRATUIDADE – Seguindo o princípio da caridade, valorizado pela filosofia espírita, e pelos trabalhadores do bem, o atendimento do hospital será voltado exclusivamente para pacientes do SUS. A previsão é de que o centro hospitalar possua 250 leitos, até 20 salas cirúrgicas e 60 leitos de UTI.
A iniciativa recebeu o nome do médico dos pobres, Dr. Bezerra de Menezes, expoente da doutrina espírita. Em sua homenagem, a cerimônia de lançamento do hospital será realizada no dia 11 de abril, às 11h30, exatamente na data e horário da morte (desencarne) de Bezerra de Menezes, em 1900.
O evento contará com a presença de representantes de todos os setores da sociedade e de autoridades, como o Vice-Governador Flávio Arns, que valoriza a iniciativa. “Essa é uma ação que deve ser compartilhada e conta com o apoio de toda a sociedade e de todas as esferas de governo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário