sábado, 26 de abril de 2014

Violência emocional entre casais


Quando falamos em violência, logo pensamos no contato físico, é claro. No entanto, nem todas as pessoas que sofrem com este tipo de agressão ficam com marcas no corpo. Há muitas pessoas que sofrem da chamada violência emocional, uma forma de agressão muito discreta e fácil de esconder, porém que causa danos psicológicos profundos em quem a recebe. Confira como isto acontece e o que ela pode gerar e se você não está passando por ela sem perceber:
Quantas vezes uma pessoa já lhe tratou mal ou falou coisas desagradáveis para você sem necessidade? Há quem ache normal ou não se oponha quando um cônjuge ou qualquer outra pessoa lhe agrida com palavras. Xingamentos e expressões pejorativas estão entre os meios mais comuns da violência emocional.
Sem contar o desprezo, a indiferença, o sarcasmo, as implicâncias provocativas, que vão minando o convívio, levando o parceiro (a) ao desespero, e provocando  a implosão ou a explosão.  Falamos aqui, de casais, que por não se separarem, suportam esses tipos de humilhações, e menosprezo, minando pessoas que já sofrem com problemas ( muitas vezes de infância), onde presenciaram agressões ou mesmo abandono.
Geralmente quem gera a violência emocional é uma pessoa que acha que tem sempre razão ou gosta de impor a sua opinião, como a única verdadeira e assim, exigir coisas de outra pessoa, achando-se dono (a) da verdade e por isso, todos têm que pensar da mesma forma irredutível, por mais que esta esteja errada. Esta é a sua verdade !   
Geralmente no convívio externo, essas pessoas não demonstram essa conduta chegando mesmo  à mansidão  ou ainda, preferindo calar-se. Dificilmente uma pessoa externa do seu conviívio diário, verá este lado oculto do temperamento.
Tornando assim muito estranho para quem ouve algum relado da vítima, acreditar na sua narrativa  dos fatos, pois nunca viu e nem verá, tal comportamento.
Se a pessoa que agride, pudesse alcançar o que está fazendo com o (a) seu (sua) refém, talvez houvesse uma chance de uma conversa honesta e respeitosa, porém mesmo assim, estudiosos deste tipo de comportamento, desacreditam desta possibilidade, pois o (a) agressor (agressora), não tem esse interesse tão íntimo pela sua vítima.Caso houvesse esse interesse, a parte que agride, resolveria  sentar e dialogar, sem menosprezar o pensamento e a atitude do parceiro(a), pondo-se algumas vezes no lugar daquele que está sofrendo, poderia-se  ganhar a oportunidade de uma reconciliação e uma nova chance de recomeço. Porém para isso, serja preciso  haver interesse, amor, amizade, daquele que menospreza e depois tenta fazer-se de vítima, como se nada houvesse acontecido.
Não há que se perder a dignidade e nem esperar que aquele(a) que sofre, seja sempre o único que perdoa, para sofrer de novo, dias depois com as mesmas atitudes.
A violência emocional pode acabar causando vários tipos de problemas, tais como a depressão. É preciso identificar a causa do problema e procurar auxílio médico para iniciar o tratamento. Em certos casos pode ser necessário o uso de medicamentos e também um acompanhamento psicológico com analista.


Pois muitos suicídios, estão relacionados  a este tipo de convivência doentia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário