Com toda a discussão sobre a profilática remoção dos seios da atriz americana Angelina Jolie, é interessante citar o recente estudo do Hospital Zheijian na China, que mostrou que a açafrão-da-terra é capaz de matar as células malígnas “triplamente negativas” do câncer de mama, que são as mais difíceis de serem tratadas*. Esse pó amarelo, uma das plantas mais minuciosamente pesquisadas no mundo, é usado extensivamente na Índia em alimentos, medicamentos ayurvédicos, cosméticos e cerimônias.
Suas propriedades medicinais e componentes (primordialmente a cúrcuma) têm sido sujeitas a mais de 5.600 estudos médicos**, os quais provaram que essa planta tem mais de 600 aplicações preventivas e terapêuticas, incluindo: medicação para colesterol elevado e diabetes, antidepressivo, antioxidante, anti-inflamatório, bactericida, hepatoprotetor e anticarcinogênico (especialmente para pessoas submetidas à quimioterapia e padecendo de cânceres resistentes à radiação).
Outras pesquisas mostraram que um dos componentes desse condimento aumenta a quantidade das células imunológicas que combatem o mal de Alzheimer. Talvez seja por isso que os indianos na terceira idade tenham a mais baixa incidência de Alzheimer no mundo!
Experimente açafrão-da-terra no seu arroz nesta semana! (Uma colher de chá para uma xícara de arroz)
*http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23023821
**http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=curcumin
Nenhum comentário:
Postar um comentário