quarta-feira, 1 de agosto de 2012

INSÔNIA


                                                               INSÔNIA
O descanso é tão necessário ao nosso corpo como uma alimentação equilibrada.  Distúrbios ou dificuldade para dormir, afetam a vida de milhares de pessoas. Deveríamos dormir apenas o necessário. 
Dormir é repousar, é dar ao corpo e ao espírito a oportunidade de recarregar-se da energia necessária para viver um outro dia de sol. O sol não é só  doador de luz, é, também, fonte de energia vital. 
Durante o dia, pela manhã, vivemos a fase da construção, do agir, da ação.  À tarde, segue-se a fase da reflexão e, após o crepúsculo, inicia o período da purificação. Neste período, o fígado exerce um papel importante,  pois ele é um órgão de purificação importantíssimo. Por isso, à noite, alimentar-se com alimentos pesados é um empecilho para que  aconteça a depuração natural do organismo, durante o sono. 
Nossa grande dificuldade hoje  é separar o dia da noite. Praticamente não existe mais noite. Levamos ao leito o trabalho, os problemas do dia-a-dia. Muitas pessoas têm medo da noite, do sono... têm medo de morrer... não conseguem relaxar da vida ativa, desligar do dia e, por isso, não conseguem dormir. 
É importante não levar ao leito do descanso os nossos problemas. Os soníferos são parecidos com a letra daquela música "me engana que eu gosto". Nunca teremos um sono reparador e purificador com soníferos e sedativos químicos. É preciso descobrir em cada paciente a causa da sua insônia.
Quem dorme além do normal e toda hora prefere uma cama, sofre também de problemas. Este deve ser questionado até que ponto seu sono não é uma fuga do trabalho, da vida, da responsabilidade. 
Muitos não gostam de ver a realidade da vida como ela é, por isso preferem dormir, dormir e dormir...
* Pe. Paulo Wendling

Nenhum comentário:

Postar um comentário