sexta-feira, 29 de junho de 2012

Como prevenir a hipertensão arterial?




O que fazer para prevenir a pressão alta?
  • Controle do peso
Confira o seu índice de massa corporal. Basta fazer o cálculo do seu peso em quilogramas dividido pelo quadrado da sua altura em metros. O resultado deve estar situado em um índice de massa corporal entre 20 kg/m² e 25 kg/m². E a medida da circunferência abdominal deve ser inferior a 102 cm para homens e 88 cm para mulheres.
Para manter o seu peso em uma faixa ideal, você deve seguir uma dieta hipocalórica balanceada orientada individualmente por um nutricionista, evitando o jejum ou o uso de dietas "milagrosas", que causam mais danos ao organismo que benefícios. Esta dieta deve constituir-se de uma mudança em busca da ingestão de alimentos mais saudáveis que respeitem suas preferências.
O aumento de atividade física diária deve estar associado à mudança de hábitos alimentares. Esta prática deve ser orientada e estimulada por profissionais com treinamento específico e com prévia avaliação médica.
O uso de anorexígenos - remédios para emagrecer - não é aconselhável pelo risco de complicações cardiovasculares.
Esses objetivos devem ser permanentes, evitando-se grandes e indesejáveis flutuações do peso.
A perda de peso é muito importante, pois a diminuição de 5% a 10% do peso corporal inicial já é suficiente para reduzir a pressão arterial, além de estar relacionada à queda da insulinemia, à redução da sensibilidade ao sódio e à diminuição da atividade do sistema nervoso simpático. Mas o mais importante é a manutenção do peso alcançado com as mudanças de hábitos citadas acima.
  • Redução da ingestão de sal (cloreto de sódio)
Limitar a ingestão diária de sódio ao máximo de 2,4 g de sódio ou 6 g de cloreto de sódio (uma colher de chá). Esse total deve incluir o sódio contido nos alimentos naturais e manufaturados. O sal é considerado um fator importante no desenvolvimento e na intensidade da hipertensão arterial. Sua restrição também está associada a uma redução da mortalidade por acidente vascular encefálico e regressão da hipertrofiaventricular esquerda (aumento da musculatura do ventrículo esquerdo do coração).
Na prática, devem ser evitados alimentos enlatados, conservas, embutidos e defumados. Utilizar o mínimo de sal no preparo dos alimentos, além de evitar o uso de saleiro à mesa, durante as refeições. Para que o efeito hipotensor máximo da restrição salina se manifeste, é necessário um intervalo de pelo menos 8 semanas.
São exemplos de alimentos ricos em sal:
  1. Sal de cozinha (cloreto de sódio) e temperos industrializados;
  2. Alimentos industrializados (ketchup, mostarda, molho shoyu, caldos concentrados); Embutidos (salsicha, mortadela, lingüiça, presunto, salame, paio);
  3. Conservas (picles, azeitona, aspargo, palmito);
  4. Enlatados (extrato de tomate, milho, ervilha);
  5. Bacalhau, carne seca, defumados;
  6. Aditivos (glutamato monossódico) utilizados em alguns condimentos e sopas de pacote;
  7. Queijos em geral.
  • Aumento da ingestão de potássio
É recomendável que a ingestão diária de potássio fique entre 2 e 4g, contidos em uma dieta rica em frutas e vegetais frescos.
A ingestão do potássio pode ser aumentada pela escolha de alimentos pobres em sódio e ricos em potássio (feijão, ervilha, vegetais de cor verde-escuro, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja).
Existe a possibilidade de o potássio exercer efeito anti-hipertensivo, ter ação protetora contra danos cardiovasculares e servir como medida auxiliar em pacientes submetidos a terapia com diuréticos - que expoliam o potássio, desde que não existam contra-indicações.
  • Redução ou abandono da ingestão de álcool
O consumo excessivo de álcool eleva a pressão arterial, causa variações nos níveis pressóricos, aumenta aprevalência de hipertensão, é fator de risco para acidente vascular encefálico, além de ser uma das causas de resistência a medicamentos anti-hipertensivos.
Para os hipertensos do sexo masculino que fazem uso de bebida alcoólica, é aconselhável que o consumo não ultrapasse 30 ml de etanol/dia, contidos em 60 ml de bebidas destiladas (uísque, vodca, aguardente, etc.), 240 ml de vinho ou 720 ml de cerveja. Em relação às mulheres e indivíduos de baixo peso, a ingestão alcoólica não deve ultrapassar 15 ml de etanol/dia - metade do preconizado para os homens. Aos pacientes que não conseguem se enquadrar nesses limites de consumo, sugere-se o abandono do consumo de bebidas alcoólicas.
  • Prática regular de exercícios físicos
Praticar exercícios físicos aeróbios por um período de 30 a 45 minutos por dia, três a cinco vezes por semana é um bom começo.
O exercício físico regular reduz a pressão arterial, além de contribuir para a diminuição do peso corporal e de ter ação coadjuvante no tratamento das dislipidemias, da resistência à insulina, do abandono do tabagismo e do controle do estresse. Contribui, ainda, para a redução do risco de indivíduos normotensos desenvolveremhipertensão.
O baixo nível de condicionamento físico está associado a maior risco de óbito por doenças coronarianas e cardiovasculares em homens sadios, independentemente dos fatores de risco convencionais.
Exercícios isométricos, como levantamento de peso, não são recomendáveis para indivíduos hipertensos. Pacientes em uso de medicamentos anti-hipertensivos que interferem na freqüência cardíaca (como, por exemplo, betabloqueadores) devem ser previamente submetidos a avaliação médica.
  • Suplemento de cálcio e magnésio
Manter ingestão adequada de cálcio e magnésio. A suplementação dietética ou farmacológica desses cátions ainda não tem embasamento científico suficiente para ser recomendada como medida preventiva.
A manutenção de ingestão adequada de cálcio é uma medida recomendável na prevenção da osteoporose.
  • Combate ao tabagismo
O cigarro eleva agudamente a pressão arterial e favorece o desenvolvimento e as complicações daaterosclerose - doença crônica e degenerativa que leva à obstrução das artérias por depósito de gorduras em seu interior. A interrupção do fumo reduz o risco de acidente vascular encefálico - derrame, de doença isquêmica do coração - infarto, de doença vascular arterial periférica - trombose e de morte súbita.
A exposição ao fumo (tabagismo passivo) também deve ser evitada, pois o tabagismo é a mais importante causa modificável de morte.
  • Controle das Dislipidemias
A hipercolesterolemia - aumento do colesterol ruim no sangue ou LDL-colesterol é um dos maiores fatores de risco cardiovascular. Os alimentos ricos em colesterol ou em gorduras saturadas são: porco (banha, carne, bacon, torresmo), carne de gado com gordura visível, lingüiça, salame, mortadela, presunto, salsicha, sardinha, miúdos (coração, moela, fígado, miolos, rim), dobradinha, caldo de mocotó, frutos do mar (camarão, mexilhão, ostras), pele de frango, couro de peixe, leite integral, creme de leite, nata, manteiga, gema de ovo e suas preparações, frituras com qualquer tipo de gordura, óleo, leite e polpa de coco, azeite de dendê, castanhas, amendoim, sorvetes, chocolate e derivados.
O HDL-colesterol - conhecido como bom colesterol - quando está baixo, pode ser aumentado em resposta à redução do peso, à prática de exercícios físicos e à suspensão do hábito de fumar.
O aumento dos triglicerídeos deve ser tratado com medidas dietéticas, como a redução da ingestão de carboidratos simples e de bebidas alcoólicas. Quando necessário, recomenda-se o uso de fibratos, prescritos por seu médico. Entre os alimentos que aumentam os triglicérides estão todas as preparações que contenham açúcar. Mel e derivados, cana de açúcar, garapa, melado, rapadura, bebidas alcoólicas e todos os alimentos ricos em gordura.
Como medidas dietéticas gerais recomenda-se aumentar o conteúdo de fibras da dieta, substituir os carboidratos simples (açúcar, mel e doces) pelos complexos (massas, cereais, frutas, grãos, raízes e legumes), restringir bebidas alcoólicas, reduzir a ingestão de gorduras saturadas, utilizando preferencialmente gorduras mono e poliinsaturadas na dieta.
  • Manejo da Intolerância à glicose e do Diabetes Mellitus
Resistência à insulina e diabetes melito são condições freqüentemente associadas à hipertensão arterial, favorecendo a ocorrência de doenças cardiovasculares, principalmente coronarianas. Sua prevenção tem como base a redução da ingestão calórica, a prática regular de exercícios físicos aeróbios e a redução da ingestão de açúcares simples.
  • Menopausa
A diminuição da atividade estrogênica - estrôgenio é um dos hormônios femininos - após a menopausaaumenta de duas a quatro vezes o risco cardiovascular. A reposição estrogênica após a menopausa não está contra-indicada para
mulheres hipertensas, pois tem pouca interferência sobre a pressão arterial. Converse com seu ginecologista sobre isto.
É importante lembrar que a reposição hormonal é contra-indicada para mulheres de alto risco cardiovascular. Como um pequeno número de mulheres apresenta elevação da pressão arterial, há necessidade de avaliação periódica da pressão após o início da reposição.
Devido ao aumento de risco de eventos coronarianos, cerebrovasculares e tromboembolismo venoso, a terapia de reposição hormonal não deve ser utilizada com o intuito de promover proteção cardiovascular.
  • Estresse oxidativo
Acumulam-se evidências de que o estresse oxidativo é um fator de risco relevante para doença cardiovascular, podendo associar-se com dieta hipercalórica e pobre em frutas e vegetais. A correção desse desvio alimentar pode minimizar esse risco. Todavia, a recomendação para suplementar antioxidantes requer evidências mais consistentes.
  • Estresse psicológico
A redução do estresse psicológico é recomendável para diminuir a sobrecarga de influências neuro-humorais do sistema nervoso central sobre a circulação. Contudo, a eficácia de técnicas terapêuticas de combate ao estresse com vistas à prevenção e ao tratamento da hipertensão arterial ainda não está estabelecida universalmente.
Há evidências de possíveis efeitos do estresse psicossocial na pressão arterial relacionadas a "condições estressantes", tais como pobreza, insatisfação social, baixo nível educacional, desemprego, inatividade física e, em especial, aquelas atividades profissionais caracterizadas por altas demandas psicológicas e baixo controle dessas situações.
Técnicas de relaxamento, tais como ioga, biofeedback, meditação transcendental, tai chi chuan e psicoterapia, não são superiores a técnicas fictícias ou a automonitorização.
  • Medicamentos que podem aumentar a pressão arterial

Algumas medicações podem influenciar a sua pressão. Se você faz uso de algum dos medicamentos citados abaixo, converse com o seu médico. Ele saberá como você deve agir.
Anticoncepcionais orais, antiinflamatórios não-esteróides, anti-histamínicos e descongestionantes, antidepressivos tricíclicos, corticosteróides, esteróides anabolizantes, vasoconstritores nasais, carbenoxolona, ciclosporina, inibidores da monoaminoxidase (IMAO), chumbo, cádmio, tálio, alcalóides derivados do "ergot", moderadores do apetite, hormônios tireoideanos (altas doses), antiácidos ricos em sódio e eritropoetina.
  • Outras dicas de alimentação mais saudável

  • Recomenda-se aumentar o conteúdo de fibras da dieta (grãos, frutas, cereais integrais, hortaliças e legumes, preferencialmente crus).
  • Preparar as carnes de aves sem a pele e os peixes sem o couro, retirar a gordura visível das carnes vermelhas, evitar o uso de gorduras saturadas no preparo dos alimentos, dar preferência aos produtos desnatados e às margarinas cremosas.
  • São exemplos de óleos insaturados: soja, canola, oliva, milho, girassol e algodão, usar preferencialmente os três primeiros.
  • Evitar o uso de óleo de coco e dendê.
  • Evitar frituras. Ingerir alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados.
  • Preferir ervas, especiarias e limão para temperar os alimentos.
Note que os alimentos não são proibidos na sua dieta. Todos nós temos direito a um churrasquinho no final de semana, junto com os amigos. O que deve estar na sua mente é que é possível ficar bem com uma dieta mais equilibrada. O benefício para o seu organismo compensa o seu esforço de mudança. Você se sentirá mais ativo e com mais disposição para as tarefas diárias. Sua produtividade vai aumentar e, com ela, todos os resultados serão alcançados mais rapidamente.
  • Mude seus hábitos e viva tranqüilo
Essas medidas preventivas devem ser adotadas desde a infância. Toda a família deve participar e colaborar na melhoria da qualidade de vida. Uma vez que bons hábitos são adquiridos, fica fácil mantê-los. Controle do peso, dieta balanceada e prática de exercícios físicos regulares são medidas simples, que, quando implementadas desde fases precoces da vida, representam benefício potencial sobre o perfil de risco para doenças cardíacas e vasculares.
A presença de fatores de risco não-modificáveis, tais como homens com mais de 45 anos e mulheres com mais de 55 anos, parentes de primeiro grau com doença coronariana em idades prematuras (homens com menos de 55 anos e mulheres com menos de 65 anos), significa que é necessário um maior rigor no controle dos fatores de risco modificáveis.
Uma equipe de apoio com profissionais de especialidades diferentes como nutricionistas, enfermeiros, médicos e professores de educação física podem auxiliá-lo a seguir um programa preparado especialmente para você.
Também é interessante participar de grupos de hipertensos para conhecer pessoas que, na mesma situação, muitas vezes se adaptam de forma prazerosa às novas atividades. Também é uma ótima oportunidade para criar novos amigos.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

AS UTILIDADES DO PAPEL ALUMÍNIO


CARTILHA PARA INICIANTES EM PRENDAS DOMÉSTICAS

O papel mais popular que existe na cozinha tem mais utilidade do que apenas ir ao forno. Nós, do Arte blog vamos ensinar outras 10 utilizações para esse material.

Afiar tesoura e faca – O papel alumínio pode ajudar você a recuperar aquela tesoura ‘cega’ que há tempos está jogada de lado. Pegue um pedaço de papel, amasse e use a tesoura para cortar o papel. Repita o processo até 10 vezes, sua tesoura ou faca irá cortar tudo.

Adeus goteira – Apareceu uma goteira e não tem como arrumar no momento? Cubra o furo com papel alumínio. Como ele é impermeável e moldável, irá segurar se a chuva chegar.

Sem cheiro forte na geladeira – Ninguém gosta de abrir a geladeira e sentir aquele cheiro forte da cebola que não foi usada, não é? Então cubra a cebola com filme plástico e depois com uma folha de papel alumínio. Além do cheiro não sair, a cebola ficar manterá sua umidade como se tivesse sido cortada no ato que for usar.

Economize ferro – Quer economizar ferro de passar, energia e suas mãos? Cubra a mesa de passar roupa com papel alumínio deixando a parte brilhante para cima. Por cima do papel coloque um lençol ou tecido de algodão. O alumínio irá refletir o calor e só de passar um lado da roupa o outro já ficará liso também.

Sem veda-rosca – o parafuso ou a porca não estão bem encaixados? Enrole papel alumínio. Ele fará a pressão necessária para que fique tudo bem preso.

Achamos a resposta – Se você, como muitas pessoas, sempre se pergunta qual o lado do papel alumínio que se deve deixar em contato com os alimentos que vão ao forno, não se preocupe mais! Nós achamos a resposta! O lado correto é o lado mais brilhante por ser também a parte mais lisa. Assim a carne não irá grudar e tudo ficará bem assado.

Na maior limpeza – Pouca gente usa mas o papel alumínio realmente serve como um ótimo protetor de sujeira no forno e no fogão. Forre o forno e fogão com ele sempre que for assar, fritar ou fazer algo que possa sujá-lo.

Fruta fora da geladeira durando muito tempo – O papel alumínio conserva a umidade natural das frutas, então se não quer mante-las dentro da geladeira você pode envolve-las em papel alumínio que sua duração será tanto quanto se elas estivessem na refrigeração.

Limpa sujeira difícil – Grudou no fundo da panela ou na assadeira e não sai? Amasse um pedaço de papel alumínio e esfregue. A sujeira irá se soltar com facilidade.

Cone multiuso – Precisa de um funil ou mesmo de um saco para confeitar? Faça com o papel alumínio. Ele é moldável e impermeável, assim ganha qualquer formato e não suja suas mãos.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Chá preto pode combater o diabetes












O chá preto já é conhecido por ter antioxidantes, auxiliar na imunidade, e mais recentemente, por ter propriedades que combatem a pressão alta. Agora pode ter outro benefício para a saúde. De acordo com um estudo no Journal of Food Science e publicado pelo Institute of Food Technologists, o chá preto também pode controlar o diabetes.
Depois da água, o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo. Pesquisadores do Laboratório Tianjin Key, na China, estudaram os níveis de polissacarídeo do chá verde, oolong (variedade do chá preto preparado com folhas parcialmente fermentadas antes da secagem) e chá preto, e se eles poderiam ser utilizados para tratar o diabetes. O polissacarídeo, um tipo de carboidrato que abrange amido e celulose, pode ser benéfico para pessoas com diabetes, pois ajuda a retardar a absorção da glicose.
Os pesquisadores descobriram que entre os três chás, o polissacarídeo no chá preto tinha a maior propriedade em inibir a glicose. Também mostrou maior limpeza nos efeitos dos radicais livres, que estão envolvidos no começo de doenças como câncer e artrite reumatóide.
Para a coordenadora da pesquisa, Haixia Chen, muitos esforços foram feitos para procurar inibidores efetivos da glicose de um material natural. “Existe um potencial para exploração do polissacarídeo do chá preto no controle de diabetes.”, completa. [Science Daily]

domingo, 10 de junho de 2012

Quem diria, o sal grosso tem o mesmo comprimento de onda da cor violeta! O SAL GROSSO É UM DOS ELEMENTOS BÁSICOS DO CRÝSTAL FLOWER. Os Poderes do Sal Grosso O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes. Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de energias nefastas. O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser medidas pelos radiestesistas. Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos. Visto do microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos quadrados ou cubos achatados. As energias densas costumam se concentrar nos cantos da casa. Por isso,*colocar um copo de água co m sal grosso ou sal de cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve. Para uma sala média onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é suficiente. * Em dois ou três dias já se percebe a diferença. Quando formam-se bolhas é hora de renovar a salmoura. A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é, as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e irritação. A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite no quarto, para que o sono não seja perturbado. Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias. Já foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar alimentos). Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo descritas: Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja. Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo de salmoura do lado esquerdo da entrada . A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar, ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos inferiores entrem na casa.' Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário. Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias ruins e é relaxante. O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado. Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. Também tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a vontade de viver. No Japão, o sal é considerado poderoso purificador. Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora. Símbolo de lealdade na luta de sumô. Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade. Use esse poderoso aliado! É barato, fácil de encontrar, e pode lhe ajudar em momentos de dificuldade e de esgotamento energético! *Modo de tomar o banho de sal grosso:* Após seu banho convencional, deixe um punhado de sal grosso escorrer do pescoço para baixo, embaixo da água da ducha. Uma opção que agrada muitas pessoas, é colocar um punhado de sal dentro de uma meia, e repousar esta na nuca (atrás do pescoço) debaixo da ducha. Não é aconselhável banhos freqüentes com o sal. Dê preferência para os banhos na fase da Lua Cheia, utilize velas no banheiro, e se quiser ativar sua intuição, apague as luzes do banheiro. *Benefícios de banhos e escalda pé com sal grosso:* *Fisiológicos•* Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus• Estimula a circulação natural para a melhoria da saúde• Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e calosidades• Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações• Ajuda a aliviar artrite e reumati smo• Ajuda a aliviar a dor lombar crônica *Benefícios estéticos:* Tira as impurezas da pele. Alivia irritações da pele como psoríase / eczema• Alivia comichão, ardor e picadas• Suaviza e amacia a pele• Incentiva a pele se renovar• Ajuda a curar as cicatrizes• Restaura o equilíbrio a umidade da pele *Ocupacional •* Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna. Alivia a tensão nas mãos e punhos• Ajuda a aliviar lesões no desporto Psico-física • Proporciona um relaxamento profundo. Ajuda a aliviar o estresse e tensão. O SAL GROSSO É UM DOS ELEMENTOS BÁSICOS DO CRÝSTAL FLOWER


O SAL GROSSO É UM DOS ELEMENTOS BÁSICOS DO CRÝSTAL FLOWER.
Os Poderes do Sal Grosso


O sal grosso é considerado um potente purificador de ambientes. Povos
distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de
energias nefastas.


O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas que podem ser
medidas pelos radiestesistas. Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor
violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos. Visto do
microscópio o sal bruto revela que é um cristal, formado por pequenos
quadrados ou cubos achatados. As energias densas costumam se concentrar nos
cantos da casa. Por isso,*colocar um copo de água co m sal grosso ou sal de
cozinha equilibra essas forças e deixa a casa mais leve. Para uma sala média
onde não circula muita gente, um copo de água com sal em dois cantos é
suficiente. *


Em dois ou três dias já se percebe a diferença. Quando formam-se bolhas é
hora de renovar a salmoura.


A solução de água e sal também é capaz de puxar os íons positivos, isto é,
as partículas de energia elétrica da atmosfera, e reequilibrar a energia dos
ambientes. Principalmente em locais fechados, escuros ou mesmo antes de uma
tempestade, esses íons têm efeito intensificador e podem provocar tensão e
irritação.


A prática simples de purificação com água e sal deve ser feita à menor
sensação de que o ambiente está carregado, depois de brigas ou à noite no
quarto, para que o sono não seja perturbado.


Banho de sal grosso e o antigo escalda-pés (mergulhar os pés em salmoura
bem quente) têm o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem
mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias. Já
foi considerado o ouro branco (salmoura para conservar alimentos).


Os povos foram desenvolvendo técnicas de usar o sal, como as abaixo
descritas:


Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.


Para espantar o mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, caboclos e
caipiras costumam colocar uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo
de salmoura do lado esquerdo da entrada .


A mistura de sal com água ou álcool absorve tudo de ruim que está no ar,
ajuda a purificar e impede que a inveja, o mau-olhado e outros sentimentos
inferiores entrem na casa.'


Depois de uma festa, lavar todos os copos e pratos com sal grosso para
neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.


Tomar banho de água salgada com bicarbonato de sódio descarrega as energias
ruins e é relaxante.
 O único cuidado é não molhar a cabeça, pois é aí que
mora o nosso espírito e ele não deve ser neutralizado.


Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na
casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires
branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra. Também
tomam banho com água salgada com ervas para renovar a energia interna e a
vontade de viver.


No Japão, o sal é considerado poderoso purificador. Os japoneses mais
tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma
visita mal vinda vai embora. Símbolo de lealdade na luta de sumô. Os
campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.


Use esse poderoso aliado!
É barato, fácil de encontrar, e pode lhe ajudar em momentos de dificuldade e
de esgotamento energético!


*Modo de tomar o banho de sal grosso:*


Após seu banho convencional, deixe um punhado de sal grosso escorrer do
pescoço para baixo, embaixo da água da ducha. Uma opção que agrada muitas
pessoas, é colocar um punhado de sal dentro de uma meia, e repousar esta na
nuca (atrás do pescoço) debaixo da ducha. Não é aconselhável banhos
freqüentes com o sal.

Dê preferência para os banhos na fase da Lua Cheia, utilize velas no
banheiro, e se quiser ativar sua intuição, apague as luzes do banheiro.

*Benefícios de banhos e escalda pé com sal grosso:*

*Fisiológicos·*
Ajuda a desintoxicar o corpo e afastar os vírus· Estimula a circulação
natural para a melhoria da saúde·
Ajuda a aliviar o pé do atleta, calos e calosidades· 
Relaxa a tensão, dores musculares e nas articulações· Ajuda a
aliviar artrite e reumati smo· Ajuda a aliviar a dor lombar crônica


*Benefícios estéticos:*


Tira as impurezas da pele.

Alivia irritações da pele como psoríase / eczema· Alivia comichão, ardor e
picadas· Suaviza e amacia a pele· Incentiva a pele se renovar· Ajuda a curar
as cicatrizes· Restaura o equilíbrio a umidade da pele


*Ocupacional ·*


Alivia o cansaço, os pés doloridos e os músculos da perna.


Alivia a tensão nas mãos e punhos·


Ajuda a aliviar lesões no desporto Psico-física ·


Proporciona um relaxamento profundo.


Ajuda a aliviar o estresse e tensão.

O SAL GROSSO É UM DOS ELEMENTOS BÁSICOS DO CRÝSTAL FLOWER

sábado, 9 de junho de 2012

COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM VOCÊ?








Como esta sua relação com você?
Tenho percebido nos atendimentos em consultório o quanto estamos precisando resgatar nosso amor próprio, nossa autoconfiança e nossa auto-estima, força que temos em nossa alma, mas que precisa ser estimulada.
“ Quem ama a si próprio entra em sintonia com o Universo no que ele tem de melhor e tudo flui em sua vida”
Esta frase em resumo nos mostra a importância de resgatarmos essa força, pois quando estamos em harmonia tudo em nossa vida se torna mais fácil e simples, e já eliminamos sentimentos como ciúme, frustração pessoal, falta de paciência, e ainda aprendemos a dar limite e agir conforme nossa essência.
 Mas como amar a si mesmo?
É realmente muito simples, talvez se torne até ridículo de tão simples que é.
Perdoar é definitivamente tudo que você tem de fazer. PERDOAR  A TODOS, E SE PERDOAR, e isso abrirá uma porta de entrada para um fluxo de amor de uma abundância que você não podem nem imaginar.
Compartilho com você oito passos simples para você colocar em prática agora mesmo:
 1)  Não se critique
É o mais importante, se você conseguir, pode até não fazer os outros, pois eles serão alcançados automaticamente.
  - repita pra você muitas vezes que não quer mais criticar-se;
  - quando fizer em pensamento ou voz alta, PARE imediatamente e diga algo positivo a seu respeito.
  - aceite- se como você é,  para então promover as mudanças que deseja.
Dica de novos pensamentos para eliminar a auto- crítica.
“Eu prometo me esforçar para deixar de criticar-me”.
“Eu prometo me esforçar para ter pensamentos positivos a meu respeito e a respeito dos outros”
 2)  NÃO SE DEIXE ASSUSTAR
Como nos assustamos?
Aparece um caroço nas costas  imediatamente pensa que é um cancêr; um amigo não sorri, “ta bravo comigo”; o chefe chama “ ai, vai me demitir, o que será que eu fiz de errado?”; o namorado se atrasa “ ta com outra, não me ama como antes”;
PARE, porque partir sempre do pressuposto que se trata do pior?
Esses pensamentos são construções suas e atentam contra sua felicidade e auto-estima.
Tenho certeza que se uma amiga sua chegar e expôr uma das situações acima você vai tranqüilizá-la,  então seja sua melhor amiga a partir de agora.

3)  SEJA AMÁVEL, GENTIL E PACIENTE COM VOCÊ.
É como cultivar um novo jardim, plante novos pensamentos, jogue as sementes dos novos sentimentos e emoções que você quer pra sua vida.
É certo que vai precisar de paciência, e também observar as ervas daninhas ( elas são os antigos pensamentos negativos querendo um lugar no seu jardim).
Acorde todas as manhãs e afirme para você:
 “ Eu realmente quero me amar mais hoje do que me amei ontem”.

4)  PENSE COM BONDADE A SEU RESPEITO.
A pessoa que não se ama, cultiva pensamentos ruins a seu respeito, SÓ ISSO. Então é preciso mudar os pensamentos.
Fazer afirmações positivas é a melhor forma de tratar-se com bondade, porque elas tem o poder de levantar nossa auto-estima.
Vai ser preciso muito esforço e uma prática persistente para mudar esse quadro.
 PERSISTA, você vai constatar, FELIZ,  as mudanças que irão ocorrer.
 5)  RELAXE
 Basta dois ou três minutos para começar.
- Feche os olhos, respire fundo duas ou três vezes, relaxe o corpo para liberar as tensões.
 - Use esta afirmação: “eu te amo, esta tudo bem”.
O relaxamento é absolutamente essencial para o processo curativo.
Energias curativas, tem dificuldade de fluir quando estamos tensos, contraídos e acelerados.
 6)  MEDITE E VISUALIZE.
Meditação é um gesto de extremo amor com nós mesmos, mas temos resistência em começar.
A meditação é um processo antigo que parte do principio: todos nós temos uma sabedoria imensa em nosso interior.
As respostas para nossas questões estão dentro de nós, porém, estamos tão ocupados correndo que esquecemos de nos escutar, então PARE, TENTE, EXPERIMENTE.
“ Você tem as respostas, basta focalizar sua voz interior.”
 7)  ELOGIE-SE
 Por favor, elogie-se!!!
A crítica destrói a auto- estima, e o elogio a levanta. Então elogie-se o mais que puder.
Não desvalorize os pequenos avanços, as conquistas quase imperceptíveis, quando perceber que fez algo diferente elogie-se muito.
 8)  APÓIE-SE
 Não tenha medo de estender a mão e pedir aos amigos “ me ajude”. É um gesto de extrema grandeza pedir ajuda quando necessário.
A única coisa que você, que quer se amar NÃO pode fazer é isolar-se ou achar que consegue resolver sozinho.
Para finalizar proponho um exercício que você já deve ter visto, é um exercício simples, mas transformador quando feito com amor e dedicação.

EXERCÍCIO DO ESPELHO.
Olhe-se no espelho e diga: “Eu te amo, te amo de verdade”.
No inicio, você vai achar estranho, ridículo, talvez até sinta vergonha.
Mas tente POR FAVOR, não deixe de tentar, você vai ver como sua energia interior vai mudar.
Se fizer, algo errado durante seu dia use: “Eu te amo de qualquer jeito”.
Você pode resolver velhas pendências com seus pais, amigos, parentes, com ex-chefe ou atual, pode perdoá-las através do espelho, imagine elas no espelho em sua frente, peça perdão e também perdoe.
 Vá em frente!!! É simples, só precisamos introduzir em nossos hábitos, requer muita paciência e persistência
 Texto baseado no livro: Aprendendo a gostar de si mesmo – Louise Hay
Por Márcia Neumann



quinta-feira, 7 de junho de 2012

6 nozes para combater o colesterol


E bastam 6 nozes...
...para permitir que seus vasos sangüíneos fiquem mais relaxados e protegidos contra gorduras nocivas, mandando para longe a doença cardiovascular.

Está muito bem guardado, dentro de uma casca dura e resistente, um aliado do sistema viário que leva o sangue para o corpo inteiro. Estamos falando da noz, a oleaginosa capaz de beneficiar suas veias e artérias. A constatação é de pesquisadores do Hospital Clínic e da Universidade Autônoma de Barcelona, ambos na Espanha. Trabalhando em conjunto, os cientistas dessas instituições notaram que era só incluí-la no cardápio de pessoas tanto com colesterol normal quanto com taxas elevadas dessa substância no sangue para verem os malefícios do excesso de gordura de alguns alimentos serem minimizados.
Os médicos espanhóis foram detalhistas: eles analisaram as condições do endotélio, a parede que reveste os vasos sangüíneos, de 24 voluntários quatro horas depois de terem se refestelado com refeições gordurosas. No fi nal desse banquete pesado, todos ainda comeram 40 gramas de nozes umas seis, no máximo sete unidades. Não recomendamos um cardápio cheio de pratos gordurosos a ninguém, mas, se você ingere esse tipo de comida, pode contra- atacar seus efeitos consumindo essas oleaginosas, disse a SAÚDE! o líder do trabalho, Emilio Ros. Rico em gordura ou não, seu menu só tem a ganhar recebendo essa porção de nozes diariamente.
Depois de qualquer refeição, nossas artérias tendem a se contrair, explica Raul Maranhão, diretor do Laboratório de Lípides do Instituto do Coração de São Paulo. A contração, é claro, é muito mais grave se por ali deverão passar um rio de partículas gordurosas vindas do almoço ou do jantar As nozes, porém, são capazes de estimular a dilatação dos vasos, minimizando riscos, diz Maranhão. O responsável pelo relaxamento é o aminoácido arginina, utilizado na produção do óxido nítrico, uma substância reconhecidamente vasodilatadora, usada inclusive em hospitais.
As nozes também apresentam um grande conjunto de antioxidantes, como o ômega-3 e os polifenóis, diz a bióloga Maria Gomes da Silva, do Instituto de Tecnologia de Alimentos, em Campinas, no interior paulista. Mas você já ouviu falar que elas são calóricas, certo? E são. No entanto, apesar do alto conteúdo energético, não há evidências de que levem ao ganho de peso se ingeridas na porçãorecomendada, ressalta Ros. Assim, está na hora de torná-las parceiras de uma rotina saudável.

 por DIOGO SPONCHIATO