sábado, 28 de maio de 2011
FAÇA SABÃO COM ÓLEO DE COZINHA JÁ UTILIZADO
Receita de sabão de óleo de cozinha usado
24/05/2007 — funverde
.
Existem várias receitas, com álcool, com glicerina, com sabão em pó, com amaciante e mesmo com sebo ou até abacate.
Primeiro vamos aos cuidados básicos.
NÃO FAÇA O SABÃO PERTO DE CRIANÇAS POR CAUSA DA SODA, QUE PODE QUEIMAR, OS VAPORES SÃO TÓXICOS … ENFIM, FAZER SABÃO NÃO É COISA PARA SE TER CRIANÇAS POR PERTO.
CUIDADO NA HORA EM QUE FOR DISSOLVER A SODA NA ÁGUA QUENTE, PORQUE OS VAPORES SÃO TÓXICOS.
UTILIZE UMA COLHER BEM LONGA, PARA NÃO ESPIRRAR A MISTURA EM VOCÊ.
ENFIM, TOME CUIDADO SEMPRE, NÃO É BRINCADEIRA, SE PREFERIR, AINDA, UTILIZE LUVAS E MÁSCARA.
Agora, a receita de ontem.
Receita de sabão com sabão em pó
4 litros de óleo vegetal pós-consumo
2 litros de água
½ copo de sabão em pó – utilizamos um copo de 200 ml
1 quilo de soda cáustica (NaOH)
5 ml essência de óleo aromático
Bacia de plástico para misturar os ingredientes
Colher longa ou pá de madeira
formas para colocar o sabão para secar e dar forma
Coloque o óleo em uma bacia ou balde de plástico grande o suficiente para mexer sem derramar.
Reserve.
Esquente a água até formar bolhas na lateral da panela.
Desligue o fogo, dissolva o sabão em pó em ½ litro de água quente.
Reserve.
Separadamente, dissolva a soda cáustica em 1,5 litros de água quente em um recipiente de plástico.
Lentamente, adicione as duas soluções ao óleo e mexa por aproximadamente 20 minutos.
Adicione a essência adicione à mistura e despeje em formas.
Retire da forma somente no dia seguinte e corte.
Algumas dicas.
Depois de pronto, deixe o sabão de molho em água num recipiente para que a soda cáustica seja neutralizada e não agrida as mãos do usuário.
Não deixe o sabão secar demais para desenformar, para não ficar difícil de cortar.
Sabão com álcool
4 litros de água – temperatura ambiente a morna – não quente
1 quilo de soda cáustica (NaOH)
4 litros de álcool
4 litros de óleo vegetal pós-consumo
5 ml essência de óleo aromático
Bacia de plástico para misturar os ingredientes
Colher longa ou pá de madeira
formas para colocar o sabão para secar e dar forma
Colocar todos os ingredientes na ordem acima – CUIDADO COM O VAPOR QUE SOBRE NA HORA DE COLOCAR A SODA CAÚSTICA.
Só mexer depois que todos os ingredientes estiverem no recipiente.
É importante respeitar a ordem e a continuidade, deixe todos os ingredientes à mão.
Mexa até a mistura ficar em ponto de fio, sem parar – você viu que na receita acima, duas pessoas tiveram que mexer, porque cansa o braço.
O tempo pode demorar de 20 a 30 minutos, depende da temperatura dos ingredientes, da marca da soda … variáveis.
Coloque na forma para secar de 12 a 24 horas.
Não deixe mais que isso para não ficar difícil de desenformar e cortar.
Vire a forma em uma superfície lisa e corte em pedaços.
Armazenamento
De início, deixe em uma caixa de papelão, para secar, depois, quando começar a cristalizar – aproximadamente 1 mês - embale em sacolas de plástico para não secar demais.
FOTO: INTERNET
Marcadores:
RECICLAGEEM - ÓLEO DE COZINHA - SABÃO
sexta-feira, 27 de maio de 2011
CONHEÇA A FINALIDADE DE CADA CHACKRA
Chakras são centros energéticos do corpo. Os seres humanos contêm sete Chakras principais que estão em constante atividade, embora sua presença não seja percebida conscientemente por não meditadores. A palavra sânscrita Chakra é traduzida por roda, círculo ou movimento. As representações pictóricas desses centros de energia são formadas por figuras geométricas e pétalas. São pelos Chakras que transitam e se movem as energias sutis do corpo.
Os Chakras estão localizados dentro e fora do corpo (duplo etérico); já Kundalinî, energia da vida que ativa os Chakras se mo-vimenta dentro do corpo.
Normalmente, os Chakras são pequenos, não apresentando mais do que 5 centímetros de diâmetro. Com a prática de mantram, Yoga, meditação, os Chakras aumentam de tamanho e sua luz se expande. Sua aparência pode ser descrita como circular, luminosa, tal qual um pequeno CD girando. Cada um tem uma cor, mantram e elemento que o estimula, seu movimento é ininterrupto, estão associados às glândulas do corpo físico e funcionam como centros de captação, contenção e distribuição de energia para todo o corpo.
Os sete Chakras estão localizados ao longo da coluna vertebral, dispostos verticalmente e cada Chakra tem funções específicas, mediante o recebimento de energias internas e externas. Temos nesses centros "nós" que impedem a subida de Kundalinî; um fica no muladhara (brahma-granthi), outro no vishnudha (vishnu-granthi) e o último no ajña chakra (rudra-granthi). Eles são conhecidos como granthi e quando são rompidos a energia se eleva. Mesmo com esses bloqueios, que é muito difícil alguém fazer bobagem com Kundalinî, sempre vá devagar em suas práticas.
Os Chakras inferiores, mais associados á matéria, são o Muladhara, o Swadhistana e o Manipura. O Médio, ou Intermediário é o Anahata, associado aos sentimentos. E os Superiores são o Vishuddha, o Ajña e o Sahashara, que estão associados ao mental e à iluminação. Sua rotatividade obedece ao sentido horário ou anti-horário, dependendo da qualidade energética de cada indivíduo.
Chakra Sentido Horário
Quando em rotação horária, o movimento é destrógeno (destro), para direita e se caracteriza por:
• Possuir força centrífuga (coloca energia para fora);
• ser menos suscetível a influências externas;
• não carregar miasmas energéticos;
• ser um pólo irradiador (de dentro para fora);
• produzir siddhis (intuição).
• Quem tem os Chakras em rotação horária é conhecido nos meios ocultistas como pessoa de "corpo fechado".
Chakra Sentido Anti-horário
Quando em rotação anti-horária, o movimento é sinestrógeno (sinistro), para a esquerda, com as seguintes características:
• Possui força centrípeta (para dentro);
• capta energia externa, mantendo o corpo astral "aberto";
• estimula a mediunidade e sensitividade;
• amplia a sensibilidade ao ambiente;
• promove a aptidão para fazer diagnósticos precisos. Quando se trata de um bom médium tem poder de captação (carrega miasmas).
Quando o Chakra gira no sentido anti-horário, perde-se energia. E quem perde muita energia pode sobreviver da energia alheia, por meio de uma relação de dependência chamada na metafísica de "vampirismo".
Existem muitas práticas que fazem o Chakra girar em sentido horário ou anti-horário. É importante evitar para não misturar essas práticas.
O Tantra trabalha para que os Chakras se movimentem cada vez mais depressa. Para isso, é necessário ter consciência e adotar práticas que os estimulem, por meio do método interno ou externo.
Método interno: por meio desse método, despertamos a Kundalinî com a prática de Yoga, mantram, tai-chi, chi-kun, iai-dô, aikidô ou maithuna. As escolas tântricas trabalham mais com os métodos internos e exclusivamente com os Chakras girando no sentido horário.
Método externo: consiste no recebimento de passe magnético, de massagem, na aplicação de acupuntura, moxabustão, geoterapia (pedras) ou cromoterapia (cores). Dentre outros métodos.
Os dois métodos contribuem para o estímulo de todos os Chakras, proporcionando melhor disposição física e mental aos praticantes.
É importante mantê-los em equilíbrio, utilizando técnicas corporais (Yoga, tai-chi, dança), técnicas mentais (mantram), alimentação equilibrada. Os Chakras influenciam e são influenciados também pelo corpo físico, daí a necessidade destes cuidados.
Como vimos até aqui, todos os Chakras possuem qualidades energéticas próprias que em desequilíbrio produzem determinadas doenças ou, do contrário, em situação de equilíbrio, conferem ao nosso organismo inúmeros benefícios. Contudo, o sexto Chakra pode ser mais estimulado que os demais pelo mantra Om, pois possui uma força que ajuda e atrai a subida da Kundalinî.
Conhecendo os Chakras
MULADHARA CHAKRA
Significado do nome: Fundação, ou suporte da base.
Nome ocidental: Chakra Básico.
Localização: Localizado nos órgãos genitais e na pélvis, relacionado com as gônadas (glândulas sexuais), governa o sistema reprodutor. Este Chakra anima a substância do corpo físico, é a vontade, o poder e o instinto de sobrevivência. É base da montanha, a ligação com a Terra. Concentra as energias da Kundalinî, que uma vez despertadas e controladas progridem coluna acima, seguindo um padrão geométrico similar ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de DNA, que contêm o có¬digo da vida.
Aspectos a serem compreendidos: Sobrevivência, alimento, conhecimento, auto-realização, valores (segurança financeira, coisas materiais), sexo (procriação), longevidade e prazer.
Cor: vermelho em brasa para tonificar. É a cor mais quente e densa. Aquece e estimula a circulação. Estimula o fluido da medula espinhal e o sistema nervoso simpático; energiza o ligado, estimulando os nervos e músculos. Vitaliza e organiza o corpo físico. Violeta, azul ou rosa para sedar este Chakra.
Mantra: Lam (concentrando-se nos genitais).
Elemento: Terra - o mais denso dos elementos. É uma mistura dos quatro elementos: água, fogo, ar e éter.
Fase da vida: Desde a união do espermatozóide com o óvulo, até sete ou oito anos.
Funções: É o Chakra onde nasce e reside a energia kundalínica que se movimenta em espiral, pelas nadis Ida e Píngala, e distribui por todo o corpo do indivíduo o impulso de vida: é também o centro erótico do ser.
Nadis são correntes, canais, corredores ou filamentos de energia vital que circulam por todo o corpo, alimentando a vida e mo-vimentando os Chakras.
Semelhantes aos meridianos de acupuntura, seus pontos são chamados na China de tsubos. Seu número é de aproximadamente 72.000.
As nadis estão intimamente relacionadas aos Chakras. A nadi central é conhecido por Sushumna e encontra-se situada no centro do corpo pela coluna vertebral, que recebe o nome de meru danda. A Sushumna nasce no Muladhara Chakra, e se estende corpo acima, até unir-se ao Sahasrara Chakra (que se situa no alto da cabeça). No espaço fora do meru danda, estão dois outros nadis, denominados Ida e Pingala. Ida é o canal esquerdo, de natureza feminina, lunar, emocional e materna. Por estar associado à procriação e à purificação, também é conhecido como Ganga (o rio sagrado da índia). Pingala é o canal direito, de natureza masculina, solar, racional e dinâmica.
Algumas pessoas têm dominante a energia (nadi) lunar (emoção) e outras solar (razão). O praticante adiantado consegue manter esses temperamentos equilibrados.
Todas as nadis do corpo se originam no períneo em forma de um ovo (kanda).
Todos os sistemas místicos hindus são radicais sobre a importância de manter-se esses canais energéticos absolutamente purificados.
No capítulo Angas do maithuna trataremos dessa autopurificação, principalmente com alimentação.
DEFINIÇAO PARA ESTUDO
• Sushumna: nadi principal por onde Kundalinî sobe. Está relacionada à medula espinhal.
• Ida: canal esquerdo transportador das correntes lunares, natureza feminina visual e emocional, produção de vida, energia materna, respiração esquerda que proporciona estabilidade para a vida. A narina esquerda é aberta durante o dia, equilibra a energia solar criando um equilíbrio para si, tornando-nos mais rela¬xados e mais alertas mentalmente.
• Píngala: canal direito, transporta correntes solares, natureza masculina, depósito de energia destrutiva, também purificador. A narina do lado direito é de natureza elétrica masculina, verbal e racional. Torna o corpo físico mais dinâmico (eficiente e ativo durante horas noturnas, aumentando a saúde). Quando um ca¬sal tem um orgasmo, sem repressão e com consciência, algumas vezes elevam a Kundalinî, nutrindo todos os Chakras por meio de Ida e Píngala.
SWADHISTHANA CHAKRA
Significado do nome: Lugar-morada do ser ou o "fundamento de si próprio".
Nome em Português: Chakra Esplênico Umbilical.
Localização: Localizado na lombar e abaixo do umbigo no nível do púbis, está relacionado com as glândulas supra-renais, regendo a coluna vertebral e os rins. As supra-renais são constituídas por uma medula interna, coberta por um extrato chamado córtex e são responsáveis pela produção de adrenalina. Rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga. As energias como a paixão, a expansão, sensualidade e a criatividade são manifesta¬das por este Chakra.
Aspectos a serem compreendidos: Poder de seduzir e atrair, criatividade e relacionamento.
Cor: Laranja - tonifica; é uma cor acolhedora e estimula a alegria. É uma cor social que traz otimismo, expansividade e equilíbrio emocional. Traz confiança, automotivação e senso de comunidade (auxilia a sair do choque). Azul ou verde para sedar.
Mantra: Vam (concentrando-se abaixo do umbigo).
Elemento: Água - forma circular - três quartos da Terra são co-bertos de água, três quartos do peso de uma pessoa são de água - a essência da vida. Os sons da água ampliam a vibração desse chakra, permitindo um fluxo sem obstruções.
Fase da vida: de 8 a 14 anos.
Funções: Energia de criatividade, purificação e impulso emocional; é o centro da procriação, manifesta-se sexualmente, mas sob o aspecto de sensação e prazer; fantasias e desejos sexuais. Neste Chakra inicia-se a expansão da personalidade.
MANIPURA CHAKRA
Significado do nome: Cidade das Gemas ou Cidade das pedras preciosas.
Nome em Português: Chakra Plexo Solar.
Localização: Um pouco acima do umbigo. Rege o pâncreas, glândula que possui função exócrina e endócrina e que secreta o suco pancreático, cujas enzimas ajudam a digestão das proteínas, carboidratos e gorduras. A parte endócrina da glândula é formada por pequenos grupos de células chamadas ilhotas de langerhan, produtoras da insulina, que possuem um papel importante no controle do metabolismo da glicose. a área de influência deste Chakra é o sistema digestivo: estômago, fígado e a vesícula biliar, além do sistema nervoso.
Aspetos a serem compreendidos: Escolhas, dentro do possível, do que você quer. Individualidade, poder pessoal, como você se vê, sua identidade no mundo.
Cor: Amarelo dourado para tonificar. É ativador dos nervos mo-tores, exercendo influência no sistema nervoso. Estimula a bílis e possui ação vermífuga, diminui a função do baço, porém estimula a função do pâncreas, fígado e vesícula biliar. Fortalece as articulações, o sistema digestivo e linfático. É regenerador dos tecidos, acelerando o processo de cicatrização. Estimula a função peristáltica e o raciocínio lógico. Violeta, azul ou verde para sedar.
Mantra: Ram - o principal ponto de concentração durante a pro-dução deste som é o umbigo. Traz longevidade.
Elemento: Fogo, auxilia a digestão e a absorção do alimento fornecendo a energia vital.
Fase da Vida: De 14 a 21 anos.
Funções: Desenvolvimento do ego e da identidade individual; impulso de liderança; praticidade; trabalho.
ANAHATA CHAKRA
Significado do nome: "Intocado" ou "Som não produzido" (batidas do coração).
Nome em português: Chakra Cardíaco.
Localização: Situa-se na região do tórax e está conectado com a glândula timo, responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. É o Chakra do coração, centro energético do amor.
A elevação das energias do Chakra do plexo solar até o coração acontece em indivíduos que estão desenvolvendo a capacidade de pensar e atuar em termos de coletividade.
Aspectos a serem compreendidos: amor, compaixão, perdão, verdade e gratidão.
Cor: Rosa, estimula o amor incondicional e verde é relaxante do sistema nervoso. A cor violeta seda esse centro.
Mantra: Yam - a concentração deverá estar centralizada no coração, desfazendo qualquer bloqueio na região cardíaca, proporcionando controle sobre o prana e a respiração.
Elemento: Ar, auxilia o funcionamento dos pulmões e do coração.
Fases da vida: 21 a 28 anos.
Funções: Intermedia os Chakras superiores e inferiores; impulso de se ligar à verdade, ao amor; reequilíbrio; altruísmo; compaixão. Este Chakra se expande em todas as direções e dimensões, como uma estrela de seis pontas.
VISHUDDHA CHAKRA
Significado do nome: Puro ou "Centro da Pureza".
Nome em português: Chakra Laríngeo.
Localização: Sobre a garganta, comunica-se com a glândula tireóide que está relacionada ao crescimento e aos processos oxidativos, e com as paratireóides que controlam o metabolismo do cálcio. Este Chakra governa pulmões, brônquios e voz. Está ligado à inspiração, à comunicação e à expressão com o mundo.
Aspectos a serem compreendidos: Comunicação interna e externa - esclarecimento que conduz ao estado divino, consciência e crenças (no que você acredita e se apega).
Cor: Azul, atua como tranqüilizante na aura e regenerador celular. Traz quietude e paz mental, estimula a busca da verdade, a inspiração, a criatividade, a compreensão, a fé (confiança na existência) e está associada à gentileza, ao contentamento, à paciência e à serenidade. Turquesa, estimula a comunicação em público. Para tonificar, laranja e violeta.
Mantra: Ham - concentra-se na garganta.
Elemento: Ar, mas num sentido mais sutil, associado ao som. Fases da vida: 28 a 35 anos.
Funções: Autoconhecimento; felicidade. Segundo o Satchakra Virupana, "quem alcança o conhecimento mediante a concentra¬ção constante da consciência neste loto, converte-se num grande sábio e encontra a paz. O indivíduo se eleva e se purifica de todos os carmas; morre-se para o passado e nasce-se novamente para a realização da unidade"
AJNÃ CHAKRA
Significado do nome: Autoridade, poder, comando intuitivo.
Nome em Português: Chakra do 3°- olho ou frontal.
Localização: Entre as sobrancelhas, relaciona-se com a glândula pituitária.
Aspectos a serem compreendidos: Intuição e a consciência. Capacidade de se observar sem julgamento.
Cor: Dourado para concentração falta de memória e confiança. Violeta, tranqüilizante, calmante e purificador. Clareia e limpa a corrente psíquica do corpo e da mente, afastando problemas de obsessão mental e psicose.
Mantra: Om.
Elemento: Presença de todos os cinco elementos, com três gunas que são manas (mente), buddhi (intelecto), Ahankara e chitta (o ato de ser - o ser).
Fases da vida: 35 a 42 anos.
Funções: Austeridade; intuição; serenidade. É o chakra sede da Faculdade do Conhecimento: Buddhi: (conhecimento intuicional), Ahankara (eu), Indriyas (sentidos) e Manas (mente). É representado por um triângulo branco simbolizando a yoni e, no meio, um lingan (órgão masculino). No centro do Chakra está o yantra do som Om, o melhor objeto de meditação.
“Meditando nesse centro, o praticante W a luz'; como uma chama incandescente. Fulgurante como o Sol matutino, claramente brilhante, reluz entre o 'Céu e a Terra'” Satchakra Nirupana.
SAHASRARA CHAKRA
Significado do nome: Chakra das Mil Pétalas.
Nome em português: Chakra Coronário.
Localização: No topo da cabeça. E o portal da espiritualidade, do reconhecimento da existência de Deus em nós, no outro e em todo o universo.
Aspectos a serem compreendidos: Iluminação.
Mantra: Sham.
Elemento: Todos os elementos, inclusive o éter, em suas forças mais sutis.
Funções: Iluminação; espiritualidade plena; transcendência; manifestação do Divino. Segundo o Satchakra Nirupana: "O Lotus das mil pétalas é o mais brilhante e mais branco que a lua cheia, tem a sua cabeça apontada para baixo. Ele encanta. Seus filamentos estão coloridos pelas nuanças do Sol jovem. Seu corpo é luminoso, é aqui o objetivo final de Kundalinî após ativar os outros Chakras. O indivíduo que atinge a consciência do sétimo chakra realiza os planos da irradiação (torna-se iluminado como o Sol), das vibrações primordiais, da supremacia sobre o prana, do intelecto positivo, da felicidade, da indolência.
Os Chakras estão localizados dentro e fora do corpo (duplo etérico); já Kundalinî, energia da vida que ativa os Chakras se mo-vimenta dentro do corpo.
Normalmente, os Chakras são pequenos, não apresentando mais do que 5 centímetros de diâmetro. Com a prática de mantram, Yoga, meditação, os Chakras aumentam de tamanho e sua luz se expande. Sua aparência pode ser descrita como circular, luminosa, tal qual um pequeno CD girando. Cada um tem uma cor, mantram e elemento que o estimula, seu movimento é ininterrupto, estão associados às glândulas do corpo físico e funcionam como centros de captação, contenção e distribuição de energia para todo o corpo.
Os sete Chakras estão localizados ao longo da coluna vertebral, dispostos verticalmente e cada Chakra tem funções específicas, mediante o recebimento de energias internas e externas. Temos nesses centros "nós" que impedem a subida de Kundalinî; um fica no muladhara (brahma-granthi), outro no vishnudha (vishnu-granthi) e o último no ajña chakra (rudra-granthi). Eles são conhecidos como granthi e quando são rompidos a energia se eleva. Mesmo com esses bloqueios, que é muito difícil alguém fazer bobagem com Kundalinî, sempre vá devagar em suas práticas.
Os Chakras inferiores, mais associados á matéria, são o Muladhara, o Swadhistana e o Manipura. O Médio, ou Intermediário é o Anahata, associado aos sentimentos. E os Superiores são o Vishuddha, o Ajña e o Sahashara, que estão associados ao mental e à iluminação. Sua rotatividade obedece ao sentido horário ou anti-horário, dependendo da qualidade energética de cada indivíduo.
Chakra Sentido Horário
Quando em rotação horária, o movimento é destrógeno (destro), para direita e se caracteriza por:
• Possuir força centrífuga (coloca energia para fora);
• ser menos suscetível a influências externas;
• não carregar miasmas energéticos;
• ser um pólo irradiador (de dentro para fora);
• produzir siddhis (intuição).
• Quem tem os Chakras em rotação horária é conhecido nos meios ocultistas como pessoa de "corpo fechado".
Chakra Sentido Anti-horário
Quando em rotação anti-horária, o movimento é sinestrógeno (sinistro), para a esquerda, com as seguintes características:
• Possui força centrípeta (para dentro);
• capta energia externa, mantendo o corpo astral "aberto";
• estimula a mediunidade e sensitividade;
• amplia a sensibilidade ao ambiente;
• promove a aptidão para fazer diagnósticos precisos. Quando se trata de um bom médium tem poder de captação (carrega miasmas).
Quando o Chakra gira no sentido anti-horário, perde-se energia. E quem perde muita energia pode sobreviver da energia alheia, por meio de uma relação de dependência chamada na metafísica de "vampirismo".
Existem muitas práticas que fazem o Chakra girar em sentido horário ou anti-horário. É importante evitar para não misturar essas práticas.
O Tantra trabalha para que os Chakras se movimentem cada vez mais depressa. Para isso, é necessário ter consciência e adotar práticas que os estimulem, por meio do método interno ou externo.
Método interno: por meio desse método, despertamos a Kundalinî com a prática de Yoga, mantram, tai-chi, chi-kun, iai-dô, aikidô ou maithuna. As escolas tântricas trabalham mais com os métodos internos e exclusivamente com os Chakras girando no sentido horário.
Método externo: consiste no recebimento de passe magnético, de massagem, na aplicação de acupuntura, moxabustão, geoterapia (pedras) ou cromoterapia (cores). Dentre outros métodos.
Os dois métodos contribuem para o estímulo de todos os Chakras, proporcionando melhor disposição física e mental aos praticantes.
É importante mantê-los em equilíbrio, utilizando técnicas corporais (Yoga, tai-chi, dança), técnicas mentais (mantram), alimentação equilibrada. Os Chakras influenciam e são influenciados também pelo corpo físico, daí a necessidade destes cuidados.
Como vimos até aqui, todos os Chakras possuem qualidades energéticas próprias que em desequilíbrio produzem determinadas doenças ou, do contrário, em situação de equilíbrio, conferem ao nosso organismo inúmeros benefícios. Contudo, o sexto Chakra pode ser mais estimulado que os demais pelo mantra Om, pois possui uma força que ajuda e atrai a subida da Kundalinî.
Conhecendo os Chakras
MULADHARA CHAKRA
Significado do nome: Fundação, ou suporte da base.
Nome ocidental: Chakra Básico.
Localização: Localizado nos órgãos genitais e na pélvis, relacionado com as gônadas (glândulas sexuais), governa o sistema reprodutor. Este Chakra anima a substância do corpo físico, é a vontade, o poder e o instinto de sobrevivência. É base da montanha, a ligação com a Terra. Concentra as energias da Kundalinî, que uma vez despertadas e controladas progridem coluna acima, seguindo um padrão geométrico similar ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de DNA, que contêm o có¬digo da vida.
Aspectos a serem compreendidos: Sobrevivência, alimento, conhecimento, auto-realização, valores (segurança financeira, coisas materiais), sexo (procriação), longevidade e prazer.
Cor: vermelho em brasa para tonificar. É a cor mais quente e densa. Aquece e estimula a circulação. Estimula o fluido da medula espinhal e o sistema nervoso simpático; energiza o ligado, estimulando os nervos e músculos. Vitaliza e organiza o corpo físico. Violeta, azul ou rosa para sedar este Chakra.
Mantra: Lam (concentrando-se nos genitais).
Elemento: Terra - o mais denso dos elementos. É uma mistura dos quatro elementos: água, fogo, ar e éter.
Fase da vida: Desde a união do espermatozóide com o óvulo, até sete ou oito anos.
Funções: É o Chakra onde nasce e reside a energia kundalínica que se movimenta em espiral, pelas nadis Ida e Píngala, e distribui por todo o corpo do indivíduo o impulso de vida: é também o centro erótico do ser.
Nadis são correntes, canais, corredores ou filamentos de energia vital que circulam por todo o corpo, alimentando a vida e mo-vimentando os Chakras.
Semelhantes aos meridianos de acupuntura, seus pontos são chamados na China de tsubos. Seu número é de aproximadamente 72.000.
As nadis estão intimamente relacionadas aos Chakras. A nadi central é conhecido por Sushumna e encontra-se situada no centro do corpo pela coluna vertebral, que recebe o nome de meru danda. A Sushumna nasce no Muladhara Chakra, e se estende corpo acima, até unir-se ao Sahasrara Chakra (que se situa no alto da cabeça). No espaço fora do meru danda, estão dois outros nadis, denominados Ida e Pingala. Ida é o canal esquerdo, de natureza feminina, lunar, emocional e materna. Por estar associado à procriação e à purificação, também é conhecido como Ganga (o rio sagrado da índia). Pingala é o canal direito, de natureza masculina, solar, racional e dinâmica.
Algumas pessoas têm dominante a energia (nadi) lunar (emoção) e outras solar (razão). O praticante adiantado consegue manter esses temperamentos equilibrados.
Todas as nadis do corpo se originam no períneo em forma de um ovo (kanda).
Todos os sistemas místicos hindus são radicais sobre a importância de manter-se esses canais energéticos absolutamente purificados.
No capítulo Angas do maithuna trataremos dessa autopurificação, principalmente com alimentação.
DEFINIÇAO PARA ESTUDO
• Sushumna: nadi principal por onde Kundalinî sobe. Está relacionada à medula espinhal.
• Ida: canal esquerdo transportador das correntes lunares, natureza feminina visual e emocional, produção de vida, energia materna, respiração esquerda que proporciona estabilidade para a vida. A narina esquerda é aberta durante o dia, equilibra a energia solar criando um equilíbrio para si, tornando-nos mais rela¬xados e mais alertas mentalmente.
• Píngala: canal direito, transporta correntes solares, natureza masculina, depósito de energia destrutiva, também purificador. A narina do lado direito é de natureza elétrica masculina, verbal e racional. Torna o corpo físico mais dinâmico (eficiente e ativo durante horas noturnas, aumentando a saúde). Quando um ca¬sal tem um orgasmo, sem repressão e com consciência, algumas vezes elevam a Kundalinî, nutrindo todos os Chakras por meio de Ida e Píngala.
SWADHISTHANA CHAKRA
Significado do nome: Lugar-morada do ser ou o "fundamento de si próprio".
Nome em Português: Chakra Esplênico Umbilical.
Localização: Localizado na lombar e abaixo do umbigo no nível do púbis, está relacionado com as glândulas supra-renais, regendo a coluna vertebral e os rins. As supra-renais são constituídas por uma medula interna, coberta por um extrato chamado córtex e são responsáveis pela produção de adrenalina. Rege os rins, sistema reprodutor, sistema circulatório e bexiga. As energias como a paixão, a expansão, sensualidade e a criatividade são manifesta¬das por este Chakra.
Aspectos a serem compreendidos: Poder de seduzir e atrair, criatividade e relacionamento.
Cor: Laranja - tonifica; é uma cor acolhedora e estimula a alegria. É uma cor social que traz otimismo, expansividade e equilíbrio emocional. Traz confiança, automotivação e senso de comunidade (auxilia a sair do choque). Azul ou verde para sedar.
Mantra: Vam (concentrando-se abaixo do umbigo).
Elemento: Água - forma circular - três quartos da Terra são co-bertos de água, três quartos do peso de uma pessoa são de água - a essência da vida. Os sons da água ampliam a vibração desse chakra, permitindo um fluxo sem obstruções.
Fase da vida: de 8 a 14 anos.
Funções: Energia de criatividade, purificação e impulso emocional; é o centro da procriação, manifesta-se sexualmente, mas sob o aspecto de sensação e prazer; fantasias e desejos sexuais. Neste Chakra inicia-se a expansão da personalidade.
MANIPURA CHAKRA
Significado do nome: Cidade das Gemas ou Cidade das pedras preciosas.
Nome em Português: Chakra Plexo Solar.
Localização: Um pouco acima do umbigo. Rege o pâncreas, glândula que possui função exócrina e endócrina e que secreta o suco pancreático, cujas enzimas ajudam a digestão das proteínas, carboidratos e gorduras. A parte endócrina da glândula é formada por pequenos grupos de células chamadas ilhotas de langerhan, produtoras da insulina, que possuem um papel importante no controle do metabolismo da glicose. a área de influência deste Chakra é o sistema digestivo: estômago, fígado e a vesícula biliar, além do sistema nervoso.
Aspetos a serem compreendidos: Escolhas, dentro do possível, do que você quer. Individualidade, poder pessoal, como você se vê, sua identidade no mundo.
Cor: Amarelo dourado para tonificar. É ativador dos nervos mo-tores, exercendo influência no sistema nervoso. Estimula a bílis e possui ação vermífuga, diminui a função do baço, porém estimula a função do pâncreas, fígado e vesícula biliar. Fortalece as articulações, o sistema digestivo e linfático. É regenerador dos tecidos, acelerando o processo de cicatrização. Estimula a função peristáltica e o raciocínio lógico. Violeta, azul ou verde para sedar.
Mantra: Ram - o principal ponto de concentração durante a pro-dução deste som é o umbigo. Traz longevidade.
Elemento: Fogo, auxilia a digestão e a absorção do alimento fornecendo a energia vital.
Fase da Vida: De 14 a 21 anos.
Funções: Desenvolvimento do ego e da identidade individual; impulso de liderança; praticidade; trabalho.
ANAHATA CHAKRA
Significado do nome: "Intocado" ou "Som não produzido" (batidas do coração).
Nome em português: Chakra Cardíaco.
Localização: Situa-se na região do tórax e está conectado com a glândula timo, responsável pelo funcionamento do sistema imunológico. É o Chakra do coração, centro energético do amor.
A elevação das energias do Chakra do plexo solar até o coração acontece em indivíduos que estão desenvolvendo a capacidade de pensar e atuar em termos de coletividade.
Aspectos a serem compreendidos: amor, compaixão, perdão, verdade e gratidão.
Cor: Rosa, estimula o amor incondicional e verde é relaxante do sistema nervoso. A cor violeta seda esse centro.
Mantra: Yam - a concentração deverá estar centralizada no coração, desfazendo qualquer bloqueio na região cardíaca, proporcionando controle sobre o prana e a respiração.
Elemento: Ar, auxilia o funcionamento dos pulmões e do coração.
Fases da vida: 21 a 28 anos.
Funções: Intermedia os Chakras superiores e inferiores; impulso de se ligar à verdade, ao amor; reequilíbrio; altruísmo; compaixão. Este Chakra se expande em todas as direções e dimensões, como uma estrela de seis pontas.
VISHUDDHA CHAKRA
Significado do nome: Puro ou "Centro da Pureza".
Nome em português: Chakra Laríngeo.
Localização: Sobre a garganta, comunica-se com a glândula tireóide que está relacionada ao crescimento e aos processos oxidativos, e com as paratireóides que controlam o metabolismo do cálcio. Este Chakra governa pulmões, brônquios e voz. Está ligado à inspiração, à comunicação e à expressão com o mundo.
Aspectos a serem compreendidos: Comunicação interna e externa - esclarecimento que conduz ao estado divino, consciência e crenças (no que você acredita e se apega).
Cor: Azul, atua como tranqüilizante na aura e regenerador celular. Traz quietude e paz mental, estimula a busca da verdade, a inspiração, a criatividade, a compreensão, a fé (confiança na existência) e está associada à gentileza, ao contentamento, à paciência e à serenidade. Turquesa, estimula a comunicação em público. Para tonificar, laranja e violeta.
Mantra: Ham - concentra-se na garganta.
Elemento: Ar, mas num sentido mais sutil, associado ao som. Fases da vida: 28 a 35 anos.
Funções: Autoconhecimento; felicidade. Segundo o Satchakra Virupana, "quem alcança o conhecimento mediante a concentra¬ção constante da consciência neste loto, converte-se num grande sábio e encontra a paz. O indivíduo se eleva e se purifica de todos os carmas; morre-se para o passado e nasce-se novamente para a realização da unidade"
AJNÃ CHAKRA
Significado do nome: Autoridade, poder, comando intuitivo.
Nome em Português: Chakra do 3°- olho ou frontal.
Localização: Entre as sobrancelhas, relaciona-se com a glândula pituitária.
Aspectos a serem compreendidos: Intuição e a consciência. Capacidade de se observar sem julgamento.
Cor: Dourado para concentração falta de memória e confiança. Violeta, tranqüilizante, calmante e purificador. Clareia e limpa a corrente psíquica do corpo e da mente, afastando problemas de obsessão mental e psicose.
Mantra: Om.
Elemento: Presença de todos os cinco elementos, com três gunas que são manas (mente), buddhi (intelecto), Ahankara e chitta (o ato de ser - o ser).
Fases da vida: 35 a 42 anos.
Funções: Austeridade; intuição; serenidade. É o chakra sede da Faculdade do Conhecimento: Buddhi: (conhecimento intuicional), Ahankara (eu), Indriyas (sentidos) e Manas (mente). É representado por um triângulo branco simbolizando a yoni e, no meio, um lingan (órgão masculino). No centro do Chakra está o yantra do som Om, o melhor objeto de meditação.
“Meditando nesse centro, o praticante W a luz'; como uma chama incandescente. Fulgurante como o Sol matutino, claramente brilhante, reluz entre o 'Céu e a Terra'” Satchakra Nirupana.
SAHASRARA CHAKRA
Significado do nome: Chakra das Mil Pétalas.
Nome em português: Chakra Coronário.
Localização: No topo da cabeça. E o portal da espiritualidade, do reconhecimento da existência de Deus em nós, no outro e em todo o universo.
Aspectos a serem compreendidos: Iluminação.
Mantra: Sham.
Elemento: Todos os elementos, inclusive o éter, em suas forças mais sutis.
Funções: Iluminação; espiritualidade plena; transcendência; manifestação do Divino. Segundo o Satchakra Nirupana: "O Lotus das mil pétalas é o mais brilhante e mais branco que a lua cheia, tem a sua cabeça apontada para baixo. Ele encanta. Seus filamentos estão coloridos pelas nuanças do Sol jovem. Seu corpo é luminoso, é aqui o objetivo final de Kundalinî após ativar os outros Chakras. O indivíduo que atinge a consciência do sétimo chakra realiza os planos da irradiação (torna-se iluminado como o Sol), das vibrações primordiais, da supremacia sobre o prana, do intelecto positivo, da felicidade, da indolência.
Otávio Leal
Marcadores:
Centros energéticos - equilíbrio - Mantras
terça-feira, 24 de maio de 2011
Fermento em pó vencido
Dica interessante
O que você faz com o fermento em Pó fora da validade ?
Da próxima vez que você pensar em jogar fora experimente na limpeza de
azulejos e inox.
Misture 5 colheres de sopa de fermento em pó vencido com 1 litro de água.
Ensope uma bucha e esfregue o local.
Agitando a mistura sempre que for ensopar a bucha, o seu banheiro e
cozinha vão agradecer.
A pia do banheiro FICA limpinha e todo o material de inox que você
tiver no banheiro também.
Experimente!!! Nunca mais você vai jogar fermento vencido no lixo.
Eu faço a minha parte. Trabalho, divulgo e espero que todos façamos a
nossa. Reciclagem é reaproveitamento de materiais.
Separe o lixo, economize as reservas naturais, o mundo não está aqui
apenas para nos servir...
Recicle, Reaproveite, Reutilize.
segunda-feira, 23 de maio de 2011
APRENDA A COZINHAR COM ECONOMIA
Enquanto dados da pesquisa do IBGE feita em 2004 mostram que aproximadamente 13,9 milhões de brasileiros passaram fome durante o ano, 64% de tudo o que é plantado no Brasil vai parar no lixo. Esses números mostram como é importante aproveitar os alimentos em sua totalidade, para não haver desperdício.
Em 2010 o CicloVivo mostrou o trabalho realizado pela ONG Prato Cheio que arrecada alimentos que estão em boas condições, mas que seriam indevidamente descartados, e leva a instituições de caridade. Além disso, a ação realizada em São Paulo, oferece um trabalho educacional em que são ensinadas maneiras diferentes de aproveitar os alimentos sem qualquer desperdício.
Partes dos alimentos que aparentemente não têm valor, ganham importância nas receitas feitas a partir do reaproveitamento de alimentos. Isso inclui o uso das cascas e talos, por exemplo.
A receita a seguir foi criada e disponibilizada ao CicloVivo pela ONG Prato Cheio e inclui justamente o aproveitamento de todas as partes dos alimentos para cozinhar um arroz festivo.
Os ingredientes necessários são:
- 2 xícaras de arroz branco;
- Casca de 1 pepino (100g);
- Casca de 3 batatas doce (100g);
- Casca de 3 bananas d’água (100g);
- 50g de queijo parmesão;
- 1 cebola média;
- 4 colheres de sopa de talo de salsinha;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- 4 xícaras de água;
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Lave o arroz e reserve. Higienize e corte em tirinhas a casca do pepino e da banana e coloque de molho em água com limão. Leve para ferver as cascas de batata doce e reserve. Em uma panela refogue ½ cebola em 2 colheres de óleo, acrescente o arroz e refogue por mais 3 minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar. Em outra panela refogue ½ cebola em 01 colher de sopa de óleo. Acrescente a casca da banana e do pepino e deixe no fogo por 5 minutos. Junte a casca da batata doce e o talo de salsa, refogue e apague o fogo. Após o arroz pronto, misture as cascas e metade do queijo. Coloque em um recipiente refratário, polvilhe com o restante do queijo e leve para gratinar.
Redação CicloVivo
Em 2010 o CicloVivo mostrou o trabalho realizado pela ONG Prato Cheio que arrecada alimentos que estão em boas condições, mas que seriam indevidamente descartados, e leva a instituições de caridade. Além disso, a ação realizada em São Paulo, oferece um trabalho educacional em que são ensinadas maneiras diferentes de aproveitar os alimentos sem qualquer desperdício.
Partes dos alimentos que aparentemente não têm valor, ganham importância nas receitas feitas a partir do reaproveitamento de alimentos. Isso inclui o uso das cascas e talos, por exemplo.
A receita a seguir foi criada e disponibilizada ao CicloVivo pela ONG Prato Cheio e inclui justamente o aproveitamento de todas as partes dos alimentos para cozinhar um arroz festivo.
Os ingredientes necessários são:
- 2 xícaras de arroz branco;
- Casca de 1 pepino (100g);
- Casca de 3 batatas doce (100g);
- Casca de 3 bananas d’água (100g);
- 50g de queijo parmesão;
- 1 cebola média;
- 4 colheres de sopa de talo de salsinha;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- 4 xícaras de água;
- Sal a gosto
Modo de preparo:
Lave o arroz e reserve. Higienize e corte em tirinhas a casca do pepino e da banana e coloque de molho em água com limão. Leve para ferver as cascas de batata doce e reserve. Em uma panela refogue ½ cebola em 2 colheres de óleo, acrescente o arroz e refogue por mais 3 minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar. Em outra panela refogue ½ cebola em 01 colher de sopa de óleo. Acrescente a casca da banana e do pepino e deixe no fogo por 5 minutos. Junte a casca da batata doce e o talo de salsa, refogue e apague o fogo. Após o arroz pronto, misture as cascas e metade do queijo. Coloque em um recipiente refratário, polvilhe com o restante do queijo e leve para gratinar.
Redação CicloVivo
segunda-feira, 16 de maio de 2011
ARANHA MARRON
A aranha marrom é extremamente venenosa, e é conhecida por que tem uma picada que é capaz de matar o local onde o veneno atingiu, fazendo a pele apodrecer (necrose). Elas possuem seis olhos de cor branca, e podem medir até 12 centímetros, e obviamente, como o nome diz, todas tem a cor marrom. Normalmente elas são encontradas na natureza e são prejudiciais até para os animais que entram em contato com essa perigosa aranha, alguns Insetos e Aranhas até podem conviver com certa harmonia.Essa aranha pode se alimentar de pequenos insetos como grilos ou louva-a-deus, por exemplo.
Aranha Marrom
Seu tamanho pequeno não amedronta, fazendo muitas pessoas com pouco conhecimento sobre as aranhas, pensarem que a cuja não é venenosa, assim acabam entrando em contato com a aranha e sendo picados. A aranha marrom se caracteriza também por não atacar, não é um aracnídeo nada agressivo, muito pelo contrário, na área doméstica elas costumam passar os dias escondidas atrás de móveis ou em peças da casa que não sejam muito freqüentadas, e só saem dos seus “esconderijos” á noite.
Foto Aranha Marrom (VEJA ACIMA)
Elas praticamente nunca atacam as pessoas, apenas se defendem quando encostamos nelas sem intenção, o caso mais comum é durante o sono de noite exatamente no horário em que elas perambulam pelas casas, as pessoas – inconscientes enquanto dormem – podem acabar deitando em cima da aranha, se ela estiver em cima da cama, ou também, outro caso muito popular é quando calçamos os sapatos, muitas vezes colocamos os calçados sem olhar dentro, e é exatamente lá que elas se escondem. A picada da aranha marrom não costuma doer como a picada de uma Abelha, aliás não se sente nada, porém, cerca 14 horas depois o local da picada começa a ficar inchado e a vítima começa a sofrer de fortes dores de cabeça e febre, pode ocorrer também escurecimento na urina. Por incrível que pareça, comparado com o tamanho do animal, 1,5% dos casos em relação a picadas com a aranha marrom resultaram na morte do paciente. Este é um dado importante, portanto não esqueça de tomar mais cuidado.
Picada de Aranha Marrom
Logo depois que você perceber a picada a coisa mais indicada é ir correndo procurar um médico, pois sem tratamento, o efeito do veneno vai ficando cada vez mais forte. Não se pode esquecer também que a quantidade que veneno que a aranha libera é variável e isso diferencia muito na seriedade da picada, por exemplo, se a aranha liberar pouco veneno o seu risco é bem menor e pode não demorar a ser curado, porém, se a aranha marrom tiver liberado muito veneno o caso é bem mais complicado e corre sérios riscos, inclusive de vida. Devemos tomar muito cuidado com essas aranhas, não só as aranhas-marrons mas todo o tipo delas, muitas são enormes e horríveis como a Tarantula e aparentam ser muito perigosas, e muitas vezes são as que quase não tem veneno, já as pequenas, a maioria das vezes ignoramos, então tome cuidado, pois elas podem ser as mais perigosas.
A aranha marrom é o segunda espécie de aranha mais venenosa e a primeira que contém mais mortes por todo o mundo. Ela possui cerca de sete a 15 mm de comprimento, incluindo o tamanho de suas patas. Possui um veneno necrosante, que além de matar todas as células que ficam perto de onde sua picada foi dada, é bastante perigoso sendo 15% das vezes fatal se não for procurado cuidados médicos, número baixo, porém preocupante.
É uma aranha que não tem uma região específica de vivência, habitando praticamente todo o globo. Sua ação é realizada na parte noturna, mantendo-se escondida sobre folhas, tijolos, galhos, ou qualquer outro ambiente escuro que lhe possa oferecer abrigo durante o dia e à noite, sai para caçada. É mais encontrada na época de verão. É um inseto que não é agressivo, atacando somente para defender-se.
de Edilza
Aranha Marrom
Seu tamanho pequeno não amedronta, fazendo muitas pessoas com pouco conhecimento sobre as aranhas, pensarem que a cuja não é venenosa, assim acabam entrando em contato com a aranha e sendo picados. A aranha marrom se caracteriza também por não atacar, não é um aracnídeo nada agressivo, muito pelo contrário, na área doméstica elas costumam passar os dias escondidas atrás de móveis ou em peças da casa que não sejam muito freqüentadas, e só saem dos seus “esconderijos” á noite.
Foto Aranha Marrom (VEJA ACIMA)
Elas praticamente nunca atacam as pessoas, apenas se defendem quando encostamos nelas sem intenção, o caso mais comum é durante o sono de noite exatamente no horário em que elas perambulam pelas casas, as pessoas – inconscientes enquanto dormem – podem acabar deitando em cima da aranha, se ela estiver em cima da cama, ou também, outro caso muito popular é quando calçamos os sapatos, muitas vezes colocamos os calçados sem olhar dentro, e é exatamente lá que elas se escondem. A picada da aranha marrom não costuma doer como a picada de uma Abelha, aliás não se sente nada, porém, cerca 14 horas depois o local da picada começa a ficar inchado e a vítima começa a sofrer de fortes dores de cabeça e febre, pode ocorrer também escurecimento na urina. Por incrível que pareça, comparado com o tamanho do animal, 1,5% dos casos em relação a picadas com a aranha marrom resultaram na morte do paciente. Este é um dado importante, portanto não esqueça de tomar mais cuidado.
Picada de Aranha Marrom
Logo depois que você perceber a picada a coisa mais indicada é ir correndo procurar um médico, pois sem tratamento, o efeito do veneno vai ficando cada vez mais forte. Não se pode esquecer também que a quantidade que veneno que a aranha libera é variável e isso diferencia muito na seriedade da picada, por exemplo, se a aranha liberar pouco veneno o seu risco é bem menor e pode não demorar a ser curado, porém, se a aranha marrom tiver liberado muito veneno o caso é bem mais complicado e corre sérios riscos, inclusive de vida. Devemos tomar muito cuidado com essas aranhas, não só as aranhas-marrons mas todo o tipo delas, muitas são enormes e horríveis como a Tarantula e aparentam ser muito perigosas, e muitas vezes são as que quase não tem veneno, já as pequenas, a maioria das vezes ignoramos, então tome cuidado, pois elas podem ser as mais perigosas.
A aranha marrom é o segunda espécie de aranha mais venenosa e a primeira que contém mais mortes por todo o mundo. Ela possui cerca de sete a 15 mm de comprimento, incluindo o tamanho de suas patas. Possui um veneno necrosante, que além de matar todas as células que ficam perto de onde sua picada foi dada, é bastante perigoso sendo 15% das vezes fatal se não for procurado cuidados médicos, número baixo, porém preocupante.
É uma aranha que não tem uma região específica de vivência, habitando praticamente todo o globo. Sua ação é realizada na parte noturna, mantendo-se escondida sobre folhas, tijolos, galhos, ou qualquer outro ambiente escuro que lhe possa oferecer abrigo durante o dia e à noite, sai para caçada. É mais encontrada na época de verão. É um inseto que não é agressivo, atacando somente para defender-se.
de Edilza
sábado, 7 de maio de 2011
CARTA PARA "DONOS" DE CÃES ACORRENTADOS
Amtes de vocês lerem esta carta comovente, que retrata o descaso de muitos em relação aos animais, eu como protetora, gostaria de dizer algumas palavras.
É impossível que continuemos parados, diante de tanto sofrimento silencioso.
Não é possível que os corações dos seres humanos estejam tão endurecidos que não vejam nem sinto dor, diante do abandono de políticos, das autoridades e mesmo de locais de referência de ajuda aos animais, que nada fazem.
Eu abrigo 21 animais (cães e gatos), sem nenhum auxílio,tirando do meu trabalho de terapeuta o sustento deles. Além deles ainda alimento galinhas que retirei de um pseudo abrigo em estado de quase morte (24), patos(10).
Pago empregado para cuidar deles, ração, medicamentos, veterinário, vacinas e tudo o que se faz necessário e mesmo que eu tenha que tirar de mim, eu o faço com muito sacrifício, mas com o maior prazer.
Será que sejamos nós tão poucos,que esses abrigos(cárceres), não podem acabar?
Se cada pessoa escolher um animalzinho nestes lugares,poderíamos livrar esses animais de tanto sofrimento.
Somos 200 milhões de brasileiros! Será que só 10% desta população gosta de animais?
Precisamos ajudá-los, antes que eles morram.
Querido "dono",
...Consegui que escrevessem esta carta por mim. Nem sabes a alegria que sinto por poder comunicar contigo. Todos os dias, desde aquele dia longínquo em que me colocaste a corrente no pescoço e me prendeste neste espaço, eu sonho que venha me visitar e fazer festinhas como me fazias quando eu era um bebê. Eu sonho que venhas conversar comigo, não entendo muito bem o que me dizes, mas nem imaginas como adoro ouvir o som da tua voz!
Eu sei que fiz algo de errado, senão certamente não me terias colocado aqui. Desculpa! Não quero ser exigente mas começa a doer ter esta corrente atada ao meu pescoço. Às vezes tenho o pescoço dormente, e outras vezes tenho muito comichão e nem consigo coçar! Sinto o seu peso todos os dias, o peso da solidão que me prende.
Tenho vontade de esticar as pernas e correr...e como eu gostava de poder fazer isso contigo! Adorava que me atirasses umas bolas, aí eu podia mostrar-te como sou rápido a correr e como as trazia rapidamente. Gostava de poder ver o que tu vês, o mundo lá fora é muito grande? E existem outros como eu?
Ás vezes tenho sede e alguma fome mas eu aguento em silêncio porque sei que assim que poder virá dar-me comida e água, sei que fazes o que podes, eu não quero incomodar, mas sabes, por vezes gostava de ter um pouco da tua companhia.
Sei que talvez alguém te tenha dito que eu não tenho sentimentos, mas olha que é mentira! Nem imaginas quanta alegria sinto quando alguém me toca ou se dirige a mim. Nem sabes quanta tristeza e solidão pesa em mim nas longas horas que não vejo ninguém. Nem sabes o medo que por vezes sinto no Inverno aqui sozinho, e tenho tanta vontade de estar perto de ti.
No outro dia passaram aqui umas pessoas estranhas e puseram-se a olhar cá para dentro e a apontar para mim, riam e atiravam umas pedras na minha direção. Queriam vir fazer-te mal. Acertaram-me com uma na pata e ontem não consegui levantar-me , mas eu afuguentei-as logo com o meu ladrar. Eu não quero que ninguém te venha fazer mal…e não quero que te zangues comigo, eu prometo fazer melhor por ti.
Eu sou o teu amigo mais fiel, nunca te irei trair, não guardo rancor, e não tiro nunca o lugar de ninguém, será que tens mais amigos assim no teu mundo? Só queria um pouco mais da tua atenção e amor, uma cama quente no inverno, um local fresco no verão e o teu cheiro a entrar-me nas narinas todos os dias, seguido de um sorriso e uma festa no meu velho lombo.
Eu sei que um dia tu irás chegar aqui e tirar a corrente, e dar-me tudo isto, até lá eu fico quieto á espera. Só não demores muito meu "dono", porque estou a ficar velho e começo a ver e ouvir mal. Faltam-me forças e não quero ir, sem viver um pouco contigo.
Do teu "cão”
Se virem um cão aprisionado, imprimam esta carta e coloquem na caixa do correio dos donos. Em nome dos “cães”, obrigada.
Autor: APAIXONADO POR ANIMAIS.
É impossível que continuemos parados, diante de tanto sofrimento silencioso.
Não é possível que os corações dos seres humanos estejam tão endurecidos que não vejam nem sinto dor, diante do abandono de políticos, das autoridades e mesmo de locais de referência de ajuda aos animais, que nada fazem.
Eu abrigo 21 animais (cães e gatos), sem nenhum auxílio,tirando do meu trabalho de terapeuta o sustento deles. Além deles ainda alimento galinhas que retirei de um pseudo abrigo em estado de quase morte (24), patos(10).
Pago empregado para cuidar deles, ração, medicamentos, veterinário, vacinas e tudo o que se faz necessário e mesmo que eu tenha que tirar de mim, eu o faço com muito sacrifício, mas com o maior prazer.
Será que sejamos nós tão poucos,que esses abrigos(cárceres), não podem acabar?
Se cada pessoa escolher um animalzinho nestes lugares,poderíamos livrar esses animais de tanto sofrimento.
Somos 200 milhões de brasileiros! Será que só 10% desta população gosta de animais?
Precisamos ajudá-los, antes que eles morram.
Querido "dono",
...Consegui que escrevessem esta carta por mim. Nem sabes a alegria que sinto por poder comunicar contigo. Todos os dias, desde aquele dia longínquo em que me colocaste a corrente no pescoço e me prendeste neste espaço, eu sonho que venha me visitar e fazer festinhas como me fazias quando eu era um bebê. Eu sonho que venhas conversar comigo, não entendo muito bem o que me dizes, mas nem imaginas como adoro ouvir o som da tua voz!
Eu sei que fiz algo de errado, senão certamente não me terias colocado aqui. Desculpa! Não quero ser exigente mas começa a doer ter esta corrente atada ao meu pescoço. Às vezes tenho o pescoço dormente, e outras vezes tenho muito comichão e nem consigo coçar! Sinto o seu peso todos os dias, o peso da solidão que me prende.
Tenho vontade de esticar as pernas e correr...e como eu gostava de poder fazer isso contigo! Adorava que me atirasses umas bolas, aí eu podia mostrar-te como sou rápido a correr e como as trazia rapidamente. Gostava de poder ver o que tu vês, o mundo lá fora é muito grande? E existem outros como eu?
Ás vezes tenho sede e alguma fome mas eu aguento em silêncio porque sei que assim que poder virá dar-me comida e água, sei que fazes o que podes, eu não quero incomodar, mas sabes, por vezes gostava de ter um pouco da tua companhia.
Sei que talvez alguém te tenha dito que eu não tenho sentimentos, mas olha que é mentira! Nem imaginas quanta alegria sinto quando alguém me toca ou se dirige a mim. Nem sabes quanta tristeza e solidão pesa em mim nas longas horas que não vejo ninguém. Nem sabes o medo que por vezes sinto no Inverno aqui sozinho, e tenho tanta vontade de estar perto de ti.
No outro dia passaram aqui umas pessoas estranhas e puseram-se a olhar cá para dentro e a apontar para mim, riam e atiravam umas pedras na minha direção. Queriam vir fazer-te mal. Acertaram-me com uma na pata e ontem não consegui levantar-me , mas eu afuguentei-as logo com o meu ladrar. Eu não quero que ninguém te venha fazer mal…e não quero que te zangues comigo, eu prometo fazer melhor por ti.
Eu sou o teu amigo mais fiel, nunca te irei trair, não guardo rancor, e não tiro nunca o lugar de ninguém, será que tens mais amigos assim no teu mundo? Só queria um pouco mais da tua atenção e amor, uma cama quente no inverno, um local fresco no verão e o teu cheiro a entrar-me nas narinas todos os dias, seguido de um sorriso e uma festa no meu velho lombo.
Eu sei que um dia tu irás chegar aqui e tirar a corrente, e dar-me tudo isto, até lá eu fico quieto á espera. Só não demores muito meu "dono", porque estou a ficar velho e começo a ver e ouvir mal. Faltam-me forças e não quero ir, sem viver um pouco contigo.
Do teu "cão”
Se virem um cão aprisionado, imprimam esta carta e coloquem na caixa do correio dos donos. Em nome dos “cães”, obrigada.
Autor: APAIXONADO POR ANIMAIS.
Marcadores:
Animais - Abandono - Sofrimento - Medo
terça-feira, 3 de maio de 2011
O QUE NÃO PODE IR PARA O LIXO DOMÉSTICO
Muita gente não pensa duas vezes em jogar no lixo algo que parece não prestar. O problema é que o lixo não é um sumidouro, ele é a primeira parada de algo que foi descartado. Substancias tóxicas contidas no nosso lixo podem ser muito prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Veja abaixo uma lista de 7 coisas que deveriam ser destinadas com cuidado.
1 – Óleo de motor
Não só o óleo de motor, mas também o óleo de cozinha podem entupir tubulações de esgoto e atrapalhar os processos de tratamento de água e esgoto das empresas de saneamento. Além disso, óleo de motor derramado no chão pode contaminar águas subterrâneas. “Um galão de óleo pode contaminar um milhão de galões de água pura”, explica a representante do site Earth911, Jennifer Berry. A maneira correta de se livrar do óleo é colocá-lo em uma garrafinha com tampa e levar para centros de reciclagem, postos de gasolina ou oficinas de carros.
Não só o óleo de motor, mas também o óleo de cozinha podem entupir tubulações de esgoto e atrapalhar os processos de tratamento de água e esgoto das empresas de saneamento. Além disso, óleo de motor derramado no chão pode contaminar águas subterrâneas. “Um galão de óleo pode contaminar um milhão de galões de água pura”, explica a representante do site Earth911, Jennifer Berry. A maneira correta de se livrar do óleo é colocá-lo em uma garrafinha com tampa e levar para centros de reciclagem, postos de gasolina ou oficinas de carros.
2 – Eletrônicos
Um problema que o mundo está tendo que lidar atualmente é o lixo eletrônico, mas não aquele spam que você recebe por e-mail, mas a quantidade de aparelhos de TV, DVD, computadores, celulares, câmeras, impressoras, videogames, iPods que são jogados por aí. Alguns países da Europa e os EUA produzem tanto e-lixo que precisam mandar para outros países. “Estes objetos contêm metais pesados como cádmio e chumbo que podem contaminar o meio ambiente”, disse Jennifer. É melhor encontrar alguém que esteja precisando destes aparelhos e fazer uma doação.
3 – Tinta
Tintas à base de óleo, revestimentos, corantes, vernizes, removedores de tinta são lixos extremamente perigosos porque contêm produtos químicos que podem ser prejudiciais a humanos, animais e ao meio ambiente. Eles nunca devem ser jogados no lixo ou em ralos. Latas que não foram usadas devem ser estocadas com cuidado ou devolvidas, ou você pode doar para escolas ou organizações.,
Um problema que o mundo está tendo que lidar atualmente é o lixo eletrônico, mas não aquele spam que você recebe por e-mail, mas a quantidade de aparelhos de TV, DVD, computadores, celulares, câmeras, impressoras, videogames, iPods que são jogados por aí. Alguns países da Europa e os EUA produzem tanto e-lixo que precisam mandar para outros países. “Estes objetos contêm metais pesados como cádmio e chumbo que podem contaminar o meio ambiente”, disse Jennifer. É melhor encontrar alguém que esteja precisando destes aparelhos e fazer uma doação.
3 – Tinta
Tintas à base de óleo, revestimentos, corantes, vernizes, removedores de tinta são lixos extremamente perigosos porque contêm produtos químicos que podem ser prejudiciais a humanos, animais e ao meio ambiente. Eles nunca devem ser jogados no lixo ou em ralos. Latas que não foram usadas devem ser estocadas com cuidado ou devolvidas, ou você pode doar para escolas ou organizações.,
4 – Pilhas e baterias
Diferentes tipos de baterias devem ser destinadas de diferentes maneiras, mas nenhuma delas deve ser jogada no lixo tradicional, nem nas lixeiras de reciclagem. Elas devem ser destinadas para reciclagem. Muitas lojas têm lixos especiais para pilhas. Elas contêm materiais tóxicos e corrosivos, por isso devem ser descartadas com cuidado. A bateria do carro também faz parte deste grupo.
3 – Lâmpadas
Lâmpadas fluorescents contém minúsculas partes de mercúrio (cerca de 5 mg) que podem vazar caso ela se quebre. Por isso, elas devem ser descartadas em lugares que recolham lixo tóxico.
Diferentes tipos de baterias devem ser destinadas de diferentes maneiras, mas nenhuma delas deve ser jogada no lixo tradicional, nem nas lixeiras de reciclagem. Elas devem ser destinadas para reciclagem. Muitas lojas têm lixos especiais para pilhas. Elas contêm materiais tóxicos e corrosivos, por isso devem ser descartadas com cuidado. A bateria do carro também faz parte deste grupo.
3 – Lâmpadas
Lâmpadas fluorescents contém minúsculas partes de mercúrio (cerca de 5 mg) que podem vazar caso ela se quebre. Por isso, elas devem ser descartadas em lugares que recolham lixo tóxico.
2 – Detector de fumaça
Este aparelho não é muito comum no nosso dia-a-dia, geralmente os vemos em hospitais ou hotéis, mas eles também são tóxicos. Os dispositivos contêm uma quantidade pequena de radiação para detecção da fumaça. É extremamente importante que não sejam atirados em qualquer lixeira. Deve-se retirar suas pilhas (que também devem ser encaminhadas, como dito anteriormente) e, em seguida, devolvê-lo ao fabricante.
Este aparelho não é muito comum no nosso dia-a-dia, geralmente os vemos em hospitais ou hotéis, mas eles também são tóxicos. Os dispositivos contêm uma quantidade pequena de radiação para detecção da fumaça. É extremamente importante que não sejam atirados em qualquer lixeira. Deve-se retirar suas pilhas (que também devem ser encaminhadas, como dito anteriormente) e, em seguida, devolvê-lo ao fabricante.
1 – Termômetros
Os termômetros tradicionais contêm em média 500 mg de mercúrio e representa um risco à saúde em caso de quebra, principalmente para mulheres grávidas e crianças, porque prejudica o crescimento do sistema nervoso do bebê e dos pequenos. É preciso mandá-lo para o lixo tóxico. [LifesLittleMysteries]
Os termômetros tradicionais contêm em média 500 mg de mercúrio e representa um risco à saúde em caso de quebra, principalmente para mulheres grávidas e crianças, porque prejudica o crescimento do sistema nervoso do bebê e dos pequenos. É preciso mandá-lo para o lixo tóxico. [LifesLittleMysteries]
Letícia Resende
Marcadores:
LIXO - TÓXICO - RECICLAGEM - PERIGO
domingo, 1 de maio de 2011
MULHERES CELTAS
Queridos(as) amigos(as)
Todas as vezes que coloco mensagens no meu blog, venho trabalhando em primeiro lugar a qualidade de alimentação e saúde, para que tenhamos uma vida mais saudável.
Este blog não é destinado somente a este tipo de informação, pois desejo ajudar animais desamparados e também contar as crueldades sofridas por eles, para que mais pessoas se mobilizem neste trabalho de adoção.
Quero também falar de reciclagem, pois acho que precisamos ter responsabilidade com o planeta em que vivemos e que deixaremos para nossos filhos e netos.
Ainda pretendo falar das terapias holísticas que tanto ajudam a nossa saúde, sem a dependência de remédios alopáticos (óbvio que aqui não estou querendo substituir a medicina e sim. somar com ela). Enfim, tenho muitos sonhos e muitas metas para esse blog!
Mas hoje, independente de um dia especial, mas com a proximidade do dia das Mães, quero homenagear todas as mulheres, com uma mensagem que desde a primeira vez que li, tocou-me profundamente.
Apesar de todos os nossos avanços, na cultura, no trabalho e na independência financeira, ainda existe uma amarra que as mulheres não conseguiram soltar, que ficou guardada dentro delas por inúmeras gerações de dependência e obediência ao homem.
Infelizmente, ainda existe discriminação e por mais que lutemos, ela também está dentro de nós, principalmente quando não conseguimos nos ver sem formar uma família, sem casar criar filhos e tantas outras exigências sociais. Cobrnças!
Por estes motivos e tantos outros, quero deixar aqui, uma reflexão do nosso valor como ser humano e que cada um (a) de vocês, dê a interpretação adequanda às suas vidas.
Sempre lembrando que o nosso maior bem é a "LIBERDADE."
Que nos respeitemos para sermos respeitadas e que só façamos aquilo que os nossos corações mandarem, pois só eles e a nossa auto estima têem o direito de guiar os nossos passos nesta vida.
MULHERES CELTAS
As mulheres de origem Celta eram criadas tão livremente quanto os homens. A elas era dado o direito de escolherem seus parceiros e nunca poderiam ser forçadas a uma relação que não queriam. Eram ensinadas a trabalhar para que pudessem garantir seu sustento, bem como eram excelentes amantes, donas de casas e mães.
A primeira lição era:
Ama teu homem e o segue,
mas somente se ambos representarem,
um para o outro o que a Deusa Mãe ensinou:
"Amor, companheirismo e amizade."
Jamais permita!
Jamais permita que algum homem a escravize:
você nasceu livre para amar,
e não para ser escrava.
Jamais permita que o seu
coração sofra em nome do amor.
Amar é um ato de felicidade, por que sofrer?
Jamais permita que seus olhos
derramem lágrimas por alguém
que nunca fará você sorrir!
Jamais permita que o uso de seu
próprio corpo seja cerceado.
Saiba que o corpo é a moradia do espírito,
por que mantê-lo aprisionado?
Jamais se permita ficar horas
esperando por alguém que nunca virá,
mesmo tendo prometido!
Jamais permita que o seu nome seja
pronunciado em vão por um homem
cujo nome você sequer sabe!
Jamais permita que o seu tempo
seja desperdiçado com alguém que
nunca terá tempo para você!
Jamais permita ouvir gritos em seus ouvidos.
O Amor é o único que pode falar mais alto!
Jamais permita que paixões desenfreadas
transportem você de um mundo
real para outro que nunca existiu!
Jamais permita que os outros sonhos
se misturem aos seus, fazendo-os
virar um grande pesadelo!
Jamais acredite que alguém possa voltar
quando nunca esteve presente!
Jamais permita que seu útero gere
um filho que nunca terá um pai!
Jamais permita viver na dependência de um homem
como se você tivesse nascido inválida!
Jamais se ponha linda e maravilhosa a fim de esperar
por um homem que não tenha olhos para admirá-la!
Jamais permita que seus pés caminhem em direção
a um homem que só vive fugindo de você!
Jamais permita que a dor, a tristeza, a solidão, o ódio,
o ressentimento, o ciúme, o remorso e tudo aquilo que
possa tirar o brilho dos seus olhos, a dominem,
fazendo arrefecer a força que existe dentro de você!
E, sobretudo,
Jamais permita que você mesma perca a
dignidade de ser MULHER!!!
(Autor Desconhecido)
Todas as vezes que coloco mensagens no meu blog, venho trabalhando em primeiro lugar a qualidade de alimentação e saúde, para que tenhamos uma vida mais saudável.
Este blog não é destinado somente a este tipo de informação, pois desejo ajudar animais desamparados e também contar as crueldades sofridas por eles, para que mais pessoas se mobilizem neste trabalho de adoção.
Quero também falar de reciclagem, pois acho que precisamos ter responsabilidade com o planeta em que vivemos e que deixaremos para nossos filhos e netos.
Ainda pretendo falar das terapias holísticas que tanto ajudam a nossa saúde, sem a dependência de remédios alopáticos (óbvio que aqui não estou querendo substituir a medicina e sim. somar com ela). Enfim, tenho muitos sonhos e muitas metas para esse blog!
Mas hoje, independente de um dia especial, mas com a proximidade do dia das Mães, quero homenagear todas as mulheres, com uma mensagem que desde a primeira vez que li, tocou-me profundamente.
Apesar de todos os nossos avanços, na cultura, no trabalho e na independência financeira, ainda existe uma amarra que as mulheres não conseguiram soltar, que ficou guardada dentro delas por inúmeras gerações de dependência e obediência ao homem.
Infelizmente, ainda existe discriminação e por mais que lutemos, ela também está dentro de nós, principalmente quando não conseguimos nos ver sem formar uma família, sem casar criar filhos e tantas outras exigências sociais. Cobrnças!
Por estes motivos e tantos outros, quero deixar aqui, uma reflexão do nosso valor como ser humano e que cada um (a) de vocês, dê a interpretação adequanda às suas vidas.
Sempre lembrando que o nosso maior bem é a "LIBERDADE."
Que nos respeitemos para sermos respeitadas e que só façamos aquilo que os nossos corações mandarem, pois só eles e a nossa auto estima têem o direito de guiar os nossos passos nesta vida.
MULHERES CELTAS
As mulheres de origem Celta eram criadas tão livremente quanto os homens. A elas era dado o direito de escolherem seus parceiros e nunca poderiam ser forçadas a uma relação que não queriam. Eram ensinadas a trabalhar para que pudessem garantir seu sustento, bem como eram excelentes amantes, donas de casas e mães.
A primeira lição era:
Ama teu homem e o segue,
mas somente se ambos representarem,
um para o outro o que a Deusa Mãe ensinou:
"Amor, companheirismo e amizade."
Jamais permita!
Jamais permita que algum homem a escravize:
você nasceu livre para amar,
e não para ser escrava.
Jamais permita que o seu
coração sofra em nome do amor.
Amar é um ato de felicidade, por que sofrer?
Jamais permita que seus olhos
derramem lágrimas por alguém
que nunca fará você sorrir!
Jamais permita que o uso de seu
próprio corpo seja cerceado.
Saiba que o corpo é a moradia do espírito,
por que mantê-lo aprisionado?
Jamais se permita ficar horas
esperando por alguém que nunca virá,
mesmo tendo prometido!
Jamais permita que o seu nome seja
pronunciado em vão por um homem
cujo nome você sequer sabe!
Jamais permita que o seu tempo
seja desperdiçado com alguém que
nunca terá tempo para você!
Jamais permita ouvir gritos em seus ouvidos.
O Amor é o único que pode falar mais alto!
Jamais permita que paixões desenfreadas
transportem você de um mundo
real para outro que nunca existiu!
Jamais permita que os outros sonhos
se misturem aos seus, fazendo-os
virar um grande pesadelo!
Jamais acredite que alguém possa voltar
quando nunca esteve presente!
Jamais permita que seu útero gere
um filho que nunca terá um pai!
Jamais permita viver na dependência de um homem
como se você tivesse nascido inválida!
Jamais se ponha linda e maravilhosa a fim de esperar
por um homem que não tenha olhos para admirá-la!
Jamais permita que seus pés caminhem em direção
a um homem que só vive fugindo de você!
Jamais permita que a dor, a tristeza, a solidão, o ódio,
o ressentimento, o ciúme, o remorso e tudo aquilo que
possa tirar o brilho dos seus olhos, a dominem,
fazendo arrefecer a força que existe dentro de você!
E, sobretudo,
Jamais permita que você mesma perca a
dignidade de ser MULHER!!!
(Autor Desconhecido)
Marcadores:
MULHER - LUTA - INDEPENDÊNCIA -AMOR
Assinar:
Postagens (Atom)